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Ensino

Aposentados gostam de teclar?

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Ricardo Pocinho, Secretário da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, viu aprovado no passado dia 13 de Novembro, pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra o seu Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em educação permanente e formação de adultos,  com o titulo, Gerontopedagogia – Formação Sénior em TIC, como elemento de inclusão social.

Os objectivos deste estudo foram os de verificar a importância que as pessoas em situação de reforma atribuem à educação/formação ao longo da vida, nomeadamente à utilização de computadores.

O estudo decorreu durante os anos de 2011 e 2012 e,  segundo Ricardo Pocinho, “só agora se encerra, pois aguardámos a publicação de todos os resultados. A metodologia teve por base um caso de estudo, passando um questionário a 100 aposentados do Sindicato dos Bancários do Centro que tivessem frequentado à menos de  um ano, formação em  introdução as tecnologias da informação e comunicação”.

Conclui-se que as pessoas que participaram no estudo se sentem capazes de dirigir e serem autónomos em experiências educativas. Quando cruzados os dados da escala das Atitudes Perante os Computadores com os anteriores, chega-se à conclusão que as pessoas embora com muita confiança em si mesmo para a formação, apresentam resistências à formação em TIC. Os sujeitos revelam uma elevada confiança em si mesmo, quando confrontados com a importância da formação ao longo da vida, sendo que a média é de 8,015 em 10.

Nesta amostra as pessoas tem uma percepção elevada para dirigir a sua formação e acreditam que os computadores podem ser importantes para a persecução das suas atividades quotidianas e como factor de inclusão social.

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