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Coimbra

APIN reduz tarifas fixas a famílias e isenta empresas de fevereiro a abril

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A população abrangida pelos serviços da APIN – Empresa Intermunicipal Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior,beneficia de medidas extraordinárias na faturação nos meses de fevereiro, março e abril.

Numa fase em que as consequências da pandemia ao nível económico e financeiro criam maior impacto social, “a APIN e os municípios que a constituem aprovam a aplicação de uma redução de 25% na tarifa fixa aos consumidores domésticos, durante estes três meses, bem como isentar a 100% a tarifa fixa às empresas, à indústria e ao comércio, anuncia o Presidente do Conselho de Administração da APIN, Luís Antunes.  No que concerne as Instituições de Solidariedade Social e as Associações de Utilidade Pública é retirada a tarifa fixa até ao final do ano.

APIN, em coordenação com os 11 municípios, considera, ainda, a aplicação de outras medidas de apoio em casos considerados especiais, como eventuais perdas de rendimento, devido a situação de desemprego. Os interessados em obter mais informações sobre estes apoios e as respetivas condições de acesso, devem recorrer aos Serviços de Ação Social do município de residência.

No âmbito do estado pandémico que assola o país, as referidas medidas surgem da necessidade de suavizar o esforço mensal das famílias e das empresas do Sistema APIN.

Estas tarifas destinam-se a cobrir o custo com a disponibilização dos serviços de água, saneamento ( a quem usufrui deste serviço) e gestão de resíduos urbanos, ou seja, a garantia de manutenção e de renovação de redes, contador e água no local e o custo do local de consumo estar servido de contentor, e serviço rotineiro de recolha de resíduos. A tarifa fixa assegura a habilitação de meios técnicos e humanos que sustentam o funcionamento dos serviços e sua disponibilidade, informa a APIN. 

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