Coimbra

APIN lança obra de 2,6 milhões de euros em Alvaiázere

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-07-2021

Decorreu esta manhã a Sessão de Assinatura de Contratos de Empreitadas relativas aos investimentos da APIN, Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior , no Concelho de Alvaiázere, na presença da presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, do presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes e do presidente da Câmara de Penela, Luís Matias, estes últimos como membros do Conselho de Administração da APIN, e ainda a participação dos representantes das empresas vencedoras dos respetivos concursos públicos.

PUBLICIDADE

A empresa Carlos Gil – Obras públicas, construção civil tem a cargo a execução (do Lote 1) da empreitada de extensão do Sistema de Águas Residuais de Alvaiázere (freguesia de Alvaiázere), nomeadamente a construção e a expansão de redes e novas ligações à ETAR de Alvaiázere.

A sociedade Manteivias – Engenharia e Construção fica responsável pelo Lote 2, na freguesia de Pussos de São Pedro, das obras de extensão do Sistema de Águas Residuais de Barroso, isto é, a construção e expansão de redes e novas ligações à ETAR de Venda dos Olivais. Representada na cerimónia, pelo administrador, Pedro Almeida, a empresa assume também, na freguesia de Maças de Dona Maria, a execução da empreitada da construção e expansão de redes e de novas ligações à ETAR de Vale de Tábuas.

PUBLICIDADE

publicidade

“A agregação de municípios permite a sustentabilidade dos serviços na região, através do reforço de investimento e do acesso a fundos comunitários, que garantem uma maior capacidade financeira, técnica e tecnológica, com dimensão capaz de assegurar a sua sustentabilidade atual e também das gerações futuras.” Presidente Câmara Municipal de Alvaiázere, Célia Marques.

Projeto envolve a distribuição de compostores em alojamentos, estabelecimentos de ensino, IPSS e centros operacionais dos municípios da APIN. O custo total do investimento é de cerca de 1,3 milhões de euros, tendo como apoio do Fundo de Coesão o correspondente a 85%.

PUBLICIDADE

O programa de Compostagem Doméstica e Comunitária visa a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterros. A implementação deste projeto prevê a distribuição de 27 504 compostores domésticos de 310 litros pelos alojamentos e de 116 compostores comunitários de 660 litros em estabelecimentos de ensino, IPSS e centros operacionais da APIN.

A compostagem doméstica é um processo sustentável que permite a transformação de resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural, que pode ser utilizado como fertilizante orgânico, melhorando a composição e estrutura do solo e possibilitando a substituição de alguns fertilizantes químicos. A APIN pretende, com a disponibilização de compositores nos municípios, incentivar os cidadãos a esta prática que “vai, seguramente, diminuir a quantidade de lixo depositado nos aterros e, consequentemente, contribuir para um planeta mais sustentável.

Integrado no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, o projeto – Eficiência Hídrica – contempla um investimento acima dos 4 milhões de euros tem como objetivo primordial reduzir perdas nos sistemas de distribuição e adução de água. Este investimento traduz-se em aquisição de equipamentos de controlo, medição e telegestão para a antecipação de fugas de água.

Está prevista a instalação de medidores de nível nos reservatórios e medidores de pressão nas zonas de monitorização e controlo (ZMC) instaladas nas redes de distribuição, bem como a substituição de Condutas com perdas elevadas e o uso de software de telemetria (para a monitorização de perdas e fugas) e o software de otimização de programas de receção de perdas e fugas.

A aposta na área da eficiência hídrica é uma necessidade urgente a nível global. Até chegar ao consumidor final, há uma grande quantidade de água que se perde (estima-se superior a 50% na região) por exemplo, através de fissuras ou roturas que possam surgir durante o transporte. Pretende-se evitar essas fugas de água, antecipando-as, e reduzir consideravelmente as perdas nos sistemas de distribuição, o que se traduz numa maior qualidade do serviço prestado aos municípios e num menor desperdício de água.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE