Região

APIN investe 5 milhões de euros na eficiência hídrica (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-01-2022

Decorreu, esta manhã, a apresentação pública do projeto “Eficiência Hídrica”, no Auditório do Hiese, em Penela, num investimento de cerca de 5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior pretende chegar ao topo das entidades gestoras de água mais eficientes do país, avançando, para isso, com a implementação de medidas e dos procedimentos físicos e tecnológicos de eficiência hídrica, integrados no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água.

Na sessão, o presidente do Conselho de Administração da APIN, João Miguel Henriques, realçou que é “um investimento de extrema importância para os 11 concelhos que integram a empresa intermunicipal”.

PUBLICIDADE

Este projeto, cofinanciado pelo POSEUR, “é transversal a todos os concelhos e tem como objetivo reduzir e prevenir perdas de água, nos sistemas de distribuição e adução de água”, frisa.

A obra vai começar pelos municípios de Alvaiázere e de Penela, seguindo-se os de Ansião, de Figueiró dos Vinhos, da Lousã e de Vila Nova de Poiares e, depois, os restantes que integram na APIN.

PUBLICIDADE

publicidade

A escolha destes municípios para começar a obra deve-se ao facto de serem os concelhos “mais críticos”, no que diz respeito a perdas de água.

Esta empreitada, com prazo de execução de 17 meses e que deverá ter início daqui a cerca de dois meses, inclui, designadamente, a remodelação de 32 quilómetros de condutas em todos os municípios da APIN, a instalação de cerca de 400 zonas de medição e controlo, bem como a instalação de cerca de meio milhar de equipamentos para monitorização de pressões e caudais.

A intervenção vai permitir, a médio longo/prazo, para além do aumento da eficiência hídrica, a “redução dos custos da tarifa da água”, destacou ainda João Miguel Henriques, que também é presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares.

Refira-se que o sistema é constituído exclusivamente por capitais das autarquias que o integram: Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, nFigueiró́ dos Vinhos, Gois, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE