Região

APIN aposta em sistema de compostagem doméstica para reduzir lixos em aterros

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-06-2021

O programa de Compostagem Doméstica e Comunitária, um investimento transversal a todo o território que a APIN cobre, visa a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterros. A implementação deste projeto prevê a distribuição de 27 504 compostores domésticos de 310 litros pelos alojamentos e de 116 compostores comunitários de 660 litros em estabelecimentos de ensino, IPSS e centros operacionais da APIN.

PUBLICIDADE

O membro da Comissão Executiva da APIN, Rui Simões, explica que “a compostagem doméstica é um processo sustentável que permite a transformação de resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural, que pode ser utilizado como fertilizante orgânico, melhorando a composição e estrutura do solo e possibilitando a substituição de alguns fertilizantes químicos.”

A APIN pretende, com a disponibilização de compositores nos municípios, incentivar os cidadãos a esta prática que “vai, seguramente, diminuir a quantidade de lixo depositado nos aterros e, consequentemente, contribuir para um planeta mais sustentável”, acrescenta o diretor executivo. A operação contempla, ainda, formação sobre os benefícios e a metodologia usada na compostagem doméstica para facilitar e motivar os utilizadores à sua adesão.

PUBLICIDADE

Reforça, ainda, “que a agregação de municípios permite a sustentabilidade dos serviços na região, através do reforço de investimento e do acesso a fundos comunitários, que garantem uma maior capacidade financeira, técnica e tecnológica, com dimensão capaz de assegurar a sua sustentabilidade atual e também das gerações futuras”.

Integram a APIN os municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

publicidade

A APIN cobre uma área de cerca de 1.900 km2, com cerca de 81 mil habitantes, dos quais perto de 60 mil são clientes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE