Região

Apicultores de Oliveira do Hospital recebem sete toneladas de alimento para abelhas

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 18-10-2023

Cerca de meia centena de apicultores do concelho de Oliveira do Hospital vão receber, a partir da próxima semana, sete toneladas de alimento para abelhas, revelou hoje a Câmara.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, este apoio municipal pretende “ajudar a fomentar uma importante atividade económica com relevo e história” no concelho e que atravessa dificuldades devido à falta de alimento e danos causados pela vespa asiática.

“Contribui não só para estimular a produção de mel, mas também para reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas, sobretudo em meio rural”, justificou.

PUBLICIDADE

O Município de Oliveira do Hospital vai distribuir, a partir de dia 25, sete toneladas de alimentos para abelhas, que abrangem 2.332 colónias de 53 apicultores.

Estes apoios foram concedidos no âmbito do Programa de Apoio aos Apicultores, que foi lançado com o objetivo de “dar uma ajuda a um setor que enfrenta grandes dificuldades ao nível de escassez de alimento, em virtude das alterações climáticas que afetam a normal regeneração da flora”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os apicultores beneficiários deste programa, que teve duas fases de candidatura para que “não ficasse ninguém para trás”, vão receber também armadilhas para a captura da vespa asiática.

“O Município de Oliveira do Hospital tem mantido uma campanha ativa de sensibilização junto da população para comunicação de avistamentos, bem como de combate, instalação de armadilhas e destruição de ninhos desta invasora, procurando diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das nossas populações e da nossa atividade apícola”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE