Cidade

APF promove campanha de sensibilização sobre vírus do papiloma humano

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 12-10-2013

A sensibilização dos jovens para as consequências do vírus do papiloma humano, alertando-os para uma doença “que não escolhe sexos”, é o objetivo de uma campanha que começa na segunda-feira nas cantinas universitárias de Aveiro, Porto e Lisboa.

PUBLICIDADE

“O HPV não escolhe sexos. A prevenção também não” é o lema da campanha que a Associação para o Planeamento da Família (APF) vai realizar entre segunda-feira e 05 de novembro, em 18 espaços universitários, acrescentou à agência Lusa o responsável da associação, Duarte Vilar.

Sensibilizar os jovens para os problemas decorrentes da infeção pelo vírus do papiloma humano, que não se limita a provocar cancro do colo do útero, mas outros tipos de cancro e de doenças genitais como condilomas e verrugas genitais, em homens e mulheres, é também propósito da iniciativa, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

“A ideia é que todos os jovens possam fazer parte da imagem da campanha lançada em 2012 pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em colaboração com a APF e o apoio do Instituto Português e da Juventude (IPDJ) e de um laboratório farmacêutico, participando ativamente na divulgação da necessidade de uma prevenção mais ampla contra o HPV, disse.

“A população feminina está mais sensibilizada para esta doença, porque muita dela já passou pela vacinação, mas os rapazes estão a leste, assim como as mães destes, já que durante muito tempo só se falou das consequências do HPV nas mulheres, e pensam que a vacinação se destina apenas ao sexo feminino”, sublinhou.

PUBLICIDADE

O HPV não está apenas associado ao cancro do colo do útero, há dados que o associam a 84% dos cancros do ânus, a 70% dos da vagina, a 47% dos do pénis, a 40% dos da vulva e a 99% dos condilomas ou verrugas genitais, frisou.

Assim, a iniciativa – a “maior” realizada até hoje pela APF em universidades, segundo Duarte Vilar – vai também alertar para o uso do preservativo como forma de prevenir este tipo de doença.

Estima-se que 75 a 80% dos homens e mulheres sexualmente ativos sejam infetados pelo HPV ao longo da vida, observou o responsável pela APF.

Universidades do Minho, em Braga (dias 22 e 23), de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real (dias 28 e 29), da Beira Interior, na Covilhã (dias 16 e 17), e de Coimbra (dias 21 e 22) são alguns dos locais onde decorrerá a campanha.

Em Lisboa, realizar-se-á também nos institutos Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), nos dias 16 e 17, na cantina do Superior Técnico, de 18 a 21, no campus do Alto da Ajuda (dias 22 e 23) e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (dias 04 e 05 de novembro).

Nos dias 24 e 25 de outubro a iniciativa realizar-se-á no Instituto de Saúde Egas Moniz, no Monte de Caparica (Almada), e a 28 e 29 de outubro na Universidade de Évora e no campus de Faro da Universidade do Algarve.

As universidades da Madeira, no Funchal, e dos Açores, em Ponta Delgada, acolherão a iniciativa nos dias 04 e 05 de novembro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE