A semana que vai de 30 de junho a 6 de julho será marcada pela ausência quase total de precipitação em Portugal Continental, Açores e Madeira.
Apesar de alguma instabilidade em altitude, o cenário predominante será de tempo seco, com apenas aguaceiros muito localizados nas zonas montanhosas do interior norte e centro.
PUBLICIDADE
Este padrão meteorológico é típico para a época, com a presença de um anticiclone a oeste da Península Ibérica a garantir um fluxo de ar seco do quadrante norte, conhecido como nortada. O vento intenso vai afastar a nebulosidade costeira, refrescando as regiões litorais, enquanto no interior do país o calor permanece forte, embora com tendência para uma ligeira descida das temperaturas face ao fim de semana anterior, dão conta as previsões do Meteored.
No início da semana, apesar da formação de uma depressão em altitude a sudoeste de Portugal Continental, não se prevêem precipitações relevantes. Apenas nas tardes, em zonas montanhosas do interior norte e centro, poderão ocorrer aguaceiros localizados e de curta duração.
De terça a quinta-feira, o vento de norte será moderado a forte, especialmente nas regiões ocidentais e em áreas altas, o que ajudará a manter o céu limpo e a impedir a formação de nuvens de chuva. A temperatura no interior continuará elevada, embora ligeiramente inferior aos dias anteriores, enquanto o litoral se mantém fresco.
Na sexta-feira, 4 de julho, o cenário é mais incerto. Alguns modelos indicam um possível aumento das temperaturas no interior, enquanto outros mantêm a nortada e tempo estável. Mesmo assim, não se prevê chuva.
Coimbra deverá enfrentar uma semana típica de verão, com céu pouco nublado e temperaturas amenas, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.
Na terça-feira, 1 de julho, o céu estará pouco nublado, com temperaturas a variar entre 18°C e 30°C. O vento será fraco, soprando de noroeste. A probabilidade de chuva é nula, e o índice ultravioleta será elevado, atingindo 9, recomendando proteção solar.
Na quarta-feira, dia 2, mantém-se o céu pouco nublado e temperaturas semelhantes, entre 17°C e 30°C, com vento fraco do noroeste e sem possibilidade de precipitação.
No dia 3 de julho, o céu continua pouco nublado, com uma ligeira subida da máxima para 35°C e mínima de 16°C. O vento mudará para oeste, com intensidade moderada. O índice ultravioleta sobe para 10, um alerta para exposição solar.
Na sexta-feira, as condições meteorológicas mantêm-se estáveis: céu pouco nublado, mínimas de 19°C e máximas de 35°C, com vento fraco de noroeste e 0% de probabilidade de chuva.
No sábado, o padrão repete-se com céu pouco nublado, temperaturas entre 17°C e 30°C e vento fraco do noroeste. No domingo, 6 de julho, a temperatura mínima desce ligeiramente para 15°C e a máxima para 27°C. O vento será moderado do noroeste e a probabilidade de chuva permanece baixa, com apenas 2%. O céu continua pouco nublado.
Em suma, a primeira semana de julho em Coimbra promete dias quentes, céu limpo e quase sem risco de chuva, com necessidade de cuidados para exposição solar devido ao alto índice ultravioleta.
O fim de semana será marcado por tempo seco e calor, com máximas a poder chegar aos 35 °C no sábado. Portugal ficará afastado da instabilidade que poderá afetar partes da França e Espanha.
A previsão estendida indica uma possível intensificação do calor a partir da segunda semana de julho, embora ainda sem sinais claros e definitivos. Este cenário reforça a tendência de anomalias térmicas positivas já sentidas neste verão.
Apesar do padrão meteorológico ser típico para a estação, a ausência prolongada de precipitação acentua o défice hídrico acumulado desde a primavera, principalmente no sul do país. A escassez de trovoadas e de chuva pode aumentar o risco de incêndios e afetar o abastecimento de água nas próximas semanas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE