Saúde

APCC distinguida com Prémio Capacitar para criar Quinta Sensorial

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 28-09-2023

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) foi uma das entidades premiadas na 14.ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar, cuja cerimónia de entrega decorreu ontem (27 de setembro) em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Com o financiamento da candidatura apresentada, num montante a rondar os 32 mil euros, será criado, na Quinta da Conraria, um espaço sensorial que irá oferecer um programa de percursos e atividades lúdico-pedagógicas e terapêuticas, proporcionando aos visitantes o contacto com a natureza e estimulação dos sentidos.

PUBLICIDADE

Esta Quinta Sensorial permitirá capacitar pessoas com deficiência e vulnerabilidades acrescidas, com vista à promoção da sua inclusão e bem-estar, mas também estabelecer um programa, na natureza, para visitantes com e sem deficiência. Será, por isso, dirigida a utentes da Associação e de instituições similares, crianças e jovens em idade escolar, assim como a profissionais da área social, famílias, cuidadores e comunidade em geral.

A partir deste momento, e até à inauguração do espaço prevista para 2024, serão trabalhados pela APCC aspetos como o desenho e construção dos percursos a realizar na Quinta da Conraria, um teste-piloto ao programa das atividades sensoriais a serem desenvolvidas (entre as quais se perspetiva um jardim sensorial, observação de aves, paredes de som e de aromas ou esculturas para utilização dos sentidos, por exemplo) ou uma formação em estimulação sensorial aplicada à deficiência.

PUBLICIDADE

Toda esta intervenção será feita com a participação da comunidade – envolvendo parceiros do setor social, academia, educação, poder local e outras áreas, mas também as famílias e os cuidadores – no sentido de garantir a sustentabilidade do projeto, bem como de promover a mudança social e a consciencialização sobre a importância da capacitação, inclusão e diversidade.

A Quinta Sensorial da APCC será também uma resposta a uma lacuna evidente, na região e no país, de locais preparados para acolher todos os tipos de públicos, nomeadamente ao nível de espaços em que seja possível o contacto com a natureza, ao mesmo tempo que oferecem a necessária segurança. A visão é, assim, a de um espaço inovador de descoberta sensorial, aprendizagem, lazer e terapia, que todos podem frequentar.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar pretende promover a autonomia de pessoas com deficiência e doença mental, tendo por objetivo impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial enfoque na sua autonomia, empregabilidade e bem-estar.

Esta é a segunda vez que a APCC é distinguida com um Prémio Capacitar: em 2014, foi apoiado um projeto no campo da agricultura social e terapêutica, que permitiu potenciar um negócio inclusivo. No ano seguinte, a Associação recebeu um dos Prémios BPI Seniores, o que permitiu criar a Bocciateca, o primeiro centro de recursos para o boccia em Portugal.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE