Conecte-se connosco

Região

Apanhado com quase 300 kg de pinhas no carro

Publicado

em

Um homem de 24 anos foi detetado pela GNR com 270 quilos de pinhas mansas, no concelho de Mangualde, anunciou hoje o Comando Territorial de Viseu. 

“No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a fiscalização da apanha da pinha mansa, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) detetaram um homem de 24 anos, a transportar pinhas mansas sem que se fizesse acompanhar de documentação e fora do período permitido na lei”, refere a GNR numa nota.

A ação ocorreu na sexta-feira e resultou na elaboração de um auto de contraordenação por colheita de pinhas fora do período legal para o efeito e a apreensão de nove sacos de pinha mansa.

Os factos foram remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A GNR relembra que “a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida”.

 

 

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link