Coimbra

António Vilhena edita Templo do Fogo Insaciável

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 18-06-2013

antónio vilhena
A  Caracol Edições apresenta o novo livro do poeta António Vilhena, Templo do Fogo Insaciável, dia 20 de Junho de 2013, às 18:00 horas, no Pavilhão de Portugal, no Parque Verde do Mondego.

PUBLICIDADE

A apresentação do autor será feita pelo jornalista José Manuel Portugal; e a apresentação da obra pelo filósofo António Pedro Pita. Trata-se de um novo livro de poesia. Há um ano o autor publicou um outro livro de poesia: Canto Imperecível das Aves.

Sobre a obra que será apresentada importa recuperar as palavras do Doutor José Carlos Seabra Pereira: “Sem embargo da crescente revelação de dotes para a realização cativante noutros tipos de criação literária, com a literatura para crianças a crescer por entre a crónica e a ficção de narrativa breve, a vocação literária de António Vilhena permanece fiel à primazia da poesia lírica, que tão precocemente se afirmou sobre a herança mítica e a tradição do canto da mátria alentejana. Memória afectiva da subjectividade e memória cívica da comunidade, sem engodos de evasão pitoresca ou nostálgica, essa presença originária do Alentejo – matriz existencial e metáfora sinérgica do inconformismo social e do anseio existencial de um bem maior – desdobra-se ao longo da obra de António Vilhena e interage alusivamente com outras eficientes figurações para dizer a inquietação e o horizonte da vida como travessia. Mas sobre tudo isso se descobre, afinal desde Do Ventre da Terra (1987) até Trança d’ Água1989), desde Mais Felizes que o Sonho (1996) até Canto Imperecível das Aves (2012), uma estruturante poética dos Elementos arquetípicos: primeiro, emergiu a lírica da terra convulsa (e do eros latejante), mas trazendo já em «Liberdade» o elemento purificador da água, de tal modo que ambas, terra e água, logo crepitavam ao fogo (Ardor de todas as palavras / Que acreditam no desejo»), para depois se expandirem pelo ar que no Canto Imperecível das Ave* é espaço vibrante da luz que fulgura no encontro das energias amorosas (e da Luz iniciática que promete outro Conhecimento).”

PUBLICIDADE

No alinhamento da apresentação do livro participarão, ainda, o cantor lírico Giovanni D`Amore, o pianista Jorge Fontes e o grupo Stradifados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE