António Piedade lança quarto livro da colecção Íris Científica

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-11-2017

Foi lançado esta semana o quarto livro da colecção Íris Científica, de António Piedade, uma compilação de crónicas de divulgação científica publicados na imprensa regional portuguesa, entre 2016 e 2017, às quais o escritor adicionou alguns textos inéditos.

PUBLICIDADE

antonio-piedade

Este quarto livro da colecção Íris Científica de António Piedade é uma lufada de ar fresco no panorama da comunicação de ciência escrita nacional. Criado a partir da compilação de 33 crónicas de meia página, publicadas na imprensa regional portuguesa entre 2016 e 2017, inclui ainda alguns outros textos inéditos do escritor.

PUBLICIDADE

publicidade

António Piedade, bioquímico, é um caso raro de um comunicador de ciência em Portugal que se permite acumular funções de consultor científico e coordenador do  projecto “Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva”, ser autor e editor de livros de divulgação científica e ainda colaborar no De Rerum Natura – sobre a Natureza das Coisas, um blog de cientistas e comunicadores de ciência e que inclui nomes como Carlos Fiolhais na Física, assim como filósofos, químicos, matemáticos, biólogos, arquitectos e pedagogos. Este é o seu sétimo livro de divulgação científica.

imagem capa iris 4

PUBLICIDADE

Não se compra um livro pela capa, mas ‘a verdadeira cor de uma secção do anel B de Saturno’ obtida pela Missão Cassini da NASA, fotografia de capado Iris Científica-4, não deixará indiferente os adeptos do Espaço, que é provavelmente o tema que mais inflama a imaginação dos consumidores de comunicação de ciência em Portugal, quiçá no mundo.

As crónicas do livro Íris Cientifica -4 estão agrupadas em dois temas,‘Além no Espaço’ e ‘Aqui na Terra’.Cada crónica, na sua maioria, mas não exclusivamente,com origem em trabalhos recentes de investigação nacional, de universidades de norte a sul do país,todas as instituições de referencia, não esquecendo a Comunidade Céptica Portuguesa.

Das cerca de 50 crónicas que publico anualmente,na imprensa regional portuguesa de todo o país.’ diz António Piedade,‘selecciono aquelas que, na minha opinião, poderão ter mais interesse para reavivar a memória das descobertas da ciência. São crónicas sobre a actualidade de diversos territórios da ciência: astronomia, biologia, bioquímica, física, geologia, química, entre outras.’

Este livro de António Piedade oferece-nos as mais relevantes histórias da ciência nacional e internacional dos dois últimos anos, escritas com linguagem acessível, onde o rigor da ciência não atrapalha a arte do escritor.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE