Coimbra

António José Seguro apresenta “Viagem Imaginária” de António Vilhena

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 23-11-2023

O antigo secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, é o convidado do escritor António Vilhena para a apresentação do livro “Viagem Imaginária”. A sessão tem lugar no dia 9 de dezembro, às 16:00, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Estão prontos para a viagem?”. É, desta forma, que o autor inicia este percurso que deve ser feito de “olhos fechados” para, dessa forma, “fazer de conta que o mundo é um grande lago”. Com ilustração de Márcia Santos, “Viagem imaginária” tem como objetivo permitir aos leitores um percurso que os leve “a desenhar a felicidade”.

“Todos sonhamos com a viagem imaginária, que nos leva a outras paisagens, onde os rios e as árvores dançam e a chuva é um brinquedo que vai e vem, bate nas janelas e acorda a criança que ainda somos”, escreve o autor na contra-capa.

PUBLICIDADE

Este é o primeiro de quatro livros que António Vilhena vai publicar para assinalar os 35 anos de carreira. Natural de Beja, é licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Mestre em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Um livro de poesia, uma coletânea de crônicas e um manifesto são as próximas obras.

Amigo desde o tempo de faculdade, o autor de “Viagem Imaginária” sempre apoiou António José Seguro durante as lutas políticas internas, primeiro na Juventude Socialista e mais tarde no Partido Socialista. Nos anos 80, os dois fizeram mesmo parte de uma tertúlia em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Professor universitário, António José Seguro foi eleito secretário-geral a 23 de Julho de 2011 com dois terços dos votos e reeleito, em Abril de 2013, com mais de 95% dos votos. Afastou-se da vida política depois de ter sido derrotado por António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, nas eleições primárias do PS de setembro de 2014 para a escolha do candidato a primeiro-ministro deste partido às legislativas de 2015.

Com a recente saída de António Costa do cargo de Primeiro-Ministro e da liderança socialista, o seu nome chegou a ser apontado como um dos possíveis candidatos às eleições diretas de 15 e 16 de dezembro. À margem de um evento na Lousã, que ocorreu no passado dia 10 de novembro, António José Seguro respondeu com ironia que não tem “nenhum Citroën para fazer a rodagem”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE