Coimbra

António Jorge Gonçalves apresenta projetos no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-02-2019

Com um trabalho reconhecido em diversas áreas artísticas, António Jorge Gonçalves é autor de banda desenhada, cartoonista, performer visual, ilustrador e cenógrafo.

PUBLICIDADE

No dia  16 de fevereiro, das 15:00 às 18:00, António Jorge Gonçalves partilha com o público o método e dinâmica performativa do desenho digital em tempo real.

PUBLICIDADE

publicidade

Na masterclass, pensada para estudantes e profissionais de áreas artísticas, o artista oferece aos participantes a possibilidade de experimentarem as potencialidades do método pioneiro que desenvolveu e que utiliza na sua atividade performativa para criar diálogos entre o desenho e outras áreas artísticas.

Também amanhã é aberta ao público uma exposição que estará patente até 14 de abril na Galeria Pedro Olayo (filho) do Convento São Francisco, e pode ser visitada, gratuitamente, todos os dias das 15h00 às 20h00.

PUBLICIDADE

“Desenhar o silêncio” é uma exposição de ampliações em grande formato de desenhos de António Jorge Gonçalves publicados em diversas obras onde texto e imagem se relacionam de forma íntima e experimental. Complementada por frases do escritor angolano Ondjaki, a exposição dá-nos a ver o desenho enquanto escrita: imagens que materializam um ponto intermédio entre sonho e a realidade, criando no leitor uma imagem mental.

Finalmente, a 2 de março, pelas 16h00, tem lugar no grande auditório do Convento São Francisco o espetáculo “O Telhado do mundo”, um encontro de três linguagens que se entrelaçam para contar uma história. Um concerto a seis mãos para escritor, pianista e desenhador. Construção em tempo real de uma narrativa desdobrada em 3 dimensões – escrita, desenhada e tocada – seguindo uma estrutura prévia, mas aberta a todas as ocorrências no seu desenrolar. Jogo de tema e variação, contraponto e cumplicidade. “O Telhado do Mundo” é o projeto que reúne o artista visual António Jorge Gonçalves, o pianista Filipe Raposo e o escritor angolano Ondjaki.

António Jorge Gonçalves é licenciado em Design Gráfico pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1989) e fez o mestrado em Theatre Design, na Slade School of Fine Art, em Londres (1999) onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE