Primeira Página

António Jorge Franco quer uma Mealhada mais “bonita, harmoniosa e viva”

António Alves | 57 minutos atrás em 29-10-2025

O presidente reeleito, que encabeçou o Movimento Independente Mais e Melhor (MMMI) da Mealhada, quer continuar “a desenvolver o concelho”, apostando no crescimento económico e na disponibilização de mais habitação para quem quiser ali instalar-se.

Ao intervir na tomada de posse, que decorreu no Cineteatro Messias, António Jorge Franco promete um mandato onde quer continuar “a ver a Mealhada crescer, prosperar e afirmar-se no contexto regional e nacional”.

Para tal, entende que a melhor forma de o conseguir será sempre através de “uma visão integrada e sustentável, cuidando do que é nosso e preparando o futuro”. “Vamos continuar a apostar na recuperação e valorização do nosso património, das nossas aldeias, vilas e da cidade da Mealhada, porque preservar o que somos é também construir o que queremos ser”, afirmou.

PUBLICIDADE

Reforçar o compromisso com o ambiente, através da promoção de “políticas sustentáveis” e “cuidando das florestas, rios e espaços verdes, para garantir um futuro mais equilibrado para as próximas gerações” é outra das apostas para o mandato que dura até 2029.

Turismo, cultura e a habitação fazem parte das áreas definidas como prioritárias do autarca que contou no público com os restantes autarcas independentes eleitos no ato eleitoral de 12 de outubro – Soure, Condeixa-a-Nova e Vila Nova de Poiares – e presidentes de câmara social-democratas e socialistas.

A presença no público da candidata à liderança da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, Helena Teodósio, foi aproveitada pelo autarca da Mealhada para realçar a cooperação entre municípios como essencial “para enfrentarmos desafios comuns, desde o desenvolvimento económico à mobilidade, da transição digital à sustentabilidade ambiental”.

“Podem contar com a Mealhada como um parceiro ativo, leal e construtivo”, frisou.

Veja o Direto NDC com António Jorge Franco

O atual executivo municipal é constituído pelos vereadores Filomena Pinheiro, Ricardo Santos e Nuno Veiga (MMI) e Guilherme Duarte, Claudemiro Semedo e Maria Paula Borges (PS).

Quanto à Assembleia Municipal, Carlos Cabral foi novamente eleito presidente deste órgão que é composto pelos seguintes deputados: João Louzado, Maria João Santos, Vítor Gomes, Ana Lúcia Mannarino, Carlos Pimenta, Rosa Sousa, Cristina Bandeira, André Melo e Sandra Semedo (MMI), Joana Pereira, Nuno Gomes, João Carlos Silva, Joana Luís, Gil Ferreira, Ana Catarina Saraiva e José Leite Rodrigues (PS), Paulo Silva e Ana Branco (PSD/CDS) e Francisco Lopes (Chega).

Com assento neste órgão, estão também os presidentes de junta eleitos a 12 de outubro: Eugénio Cruz (MMI, Antes), Natividade Lourenço (MMI, Barcouço), Marina Gregório (MMI, Casal Comba), João Miguel Silva (PS, Luso), Carlos Amorim (MMI, Mealhada), Andreia Morgado (PS, Pampilhosa), Pedro Ferreira (PS, Vacariça) e Carmina Parreira (MMI, Ventosa do Bairro).

Veja quem são os novos membros dos órgãos autárquicos da Mealhada

A abrir e a fechar a cerimónia, estiveram em palco a dupla Smooth N’Art da Marés d’Entusiasmo – Associação Artística e Cultural da Mealhada com os temas “Dança dos Pássaros”, de António Pinho Vargas, e “Tico Tico”, de Zequinha de Abreu.

Veja os momentos musicais da posse do novo executivo da Mealhada

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE