Cidade

António Ferreira é o novo diretor do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-03-2016

Câmara Municipal de Coimbra confirma o que Notícias de Coimbra avançou em primeira mão: António José Pires Ferreira é o novo diretor do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB) e  acumula essa função com a de Gestor de Segurança da mesma infraestrutura.

PUBLICIDADE

aeródromo bissaya barreto

A nomeação de António José Pires Ferreira foi aprovada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) que, numa missiva enviada ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, informou “nada ter a objetar à designação” do novo diretor.

PUBLICIDADE

Propõe-se agora que o novo diretor seja, ao mesmo tempo, Gestor de Segurança do AMBB. Nesta qualidade, entre muitas outras atribuições, António José Pires Ferreira será responsável por garantir a implementação e manutenção de políticas de segurança operacionais e de um sistema de gestão de segurança.

Deverá também assegurar a avaliação e atenuação de riscos, para garantir que seja consagrada a devida atenção a todos os aspetos da prestação de Serviços de Informação de Voo do Aeródromo, certificando-se ainda que as ocorrências operacionais ou técnicas consideradas como tendo implicações significativas a nível de segurança são imediatamente investigadas e que são tomadas as ações corretivas necessárias.

PUBLICIDADE

publicidade

O AMBB recebeu, em 2014, a certificação do INAC (atual ANAC) como aeródromo de Classe II e Código de Referência 2C, válida até maio de 2019. Está atualmente em curso, junto da ANAC, um processo de certificação do Serviço de Informação de Voo do Aeródromo (AFIS, na sigla inglesa). Este serviço permite que os AITA (Agentes de Informação de Tráfego Aéreo) municipais prestem as devidas informações de voo aos pilotos, serviço essencial para esta Classe de Aeródromo, com mais de 7000 movimentos registados no ano passado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE