Política

António Costa vai reunir-se com Marcelo Rebelo de Sousa para falar sobre futuro de João Galamba

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 11-11-2023

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na terça-feira, sobre a situação no Governo do ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse hoje à Lusa fonte do executivo.

PUBLICIDADE

Segundo a mesma fonte, esta reunião está marcada para as 17:30.

Na quinta-feira, à entrada para a entrada para a reunião da Comissão Política Nacional do PS, em Lisboa, o primeiro-ministro já tinha afirmado que iria falar com o chefe de Estado sobre a situação do ministro das Infraestruturas no Governo, depois de João Galamba ter sido constituído arguido no processo que envolve negócios com lítio, hidrogénio e o centro de dados de Sines.

PUBLICIDADE

O primeiro-ministro faz hoje uma comunicação ao país a partir da residência oficial em São Bento, às 20:00.

Na sexta-feira, numa audição no âmbito da proposta do Orçamento do Estado para 2024, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, garantiu que não irá apresentar a demissão.

PUBLICIDADE

publicidade

A operação da passada terça-feira do Ministério Público assentou em pelo menos 42 buscas e levou à detenção de cinco pessoas para interrogatório: o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, dois administradores da sociedade Start Campus, Afonso Salema e Rui Oliveira Neves, e o advogado Diogo Lacerda Machado, amigo de António Costa.

No total, há nove arguidos no processo, entre eles, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o advogado e antigo porta-voz do PS João Tiago Silveira e a empresa Start Campus.

Na investigação aos negócios do lítio, hidrogénio verde e do centro de dados de Sines, segundo Ministério Público (MP), podem estar em causa os crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e tráfico de influência.

O processo visa as concessões de exploração de lítio de Montalegre e de Boticas, ambos em Vila Real; um projeto de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines, Setúbal, e o projeto de construção de um centro de dados na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus.

O primeiro-ministro, António Costa, é alvo de uma investigação do Ministério Público (MP) no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos nos negócios investigados.

Segundo a indiciação, o MP considera que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus.

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já protagonizaram uma divergência pública, em maio, em torno da manutenção no Governo do ministro das Infraestruturas, João Galamba, quando estava em curso a Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE