Política

António Costa pede fim da guerra e respeito pela integridade territorial

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-03-2022

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, na Praia, que é “desejo de todos” que a guerra na Ucrânia termine “o mais rapidamente possível” e que seja respeitada a integridade territorial do país europeu.

PUBLICIDADE

“O desejo que nós todos temos é que a guerra termine o mais rapidamente possível, a paz seja restabelecida, o respeito pelo direito internacional, a integridade territorial da Ucrânia seja respeitada e as instituições democráticas da Ucrânia possam retomar a sua atividade com toda a normalidade”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa final, com o homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, da VI Cimeira entre Cabo Verde e Portugal.

“Esse é o desejo da comunidade internacional, tão claramente expressa na Assembleia-Geral das Nações Unidas, ainda na semana passada, com o voto favorável designadamente de Cabo Verde e de Portugal, e é para isso que todos temos de trabalhar”, acrescentou o primeiro-ministro português.

PUBLICIDADE

Os governos de Portugal e de Cabo Verde assinaram hoje, na cimeira, o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2022-2026, de cerca de 95 milhões de euros, com seis eixos temáticos, além de cinco instrumentos bilaterais.

“Com a realização desta cimeira nós quisemos também sublinhar que, independentemente de todas as dificuldades há um programa de cooperação com Cabo Verde que queremos mesmo concretizar e que será concretizado. E demos provas, aliás, na situação muito difícil que vivemos recentemente, ainda estamos a viver, com a pandemia de covid-19, que não foi essa adversidade que nos fez afastar, pelo contrário. Foi com essa adversidade que mais nos aproximámos, com todas as formas de cooperação”, recordou António Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionado sobre a ameaça do novo quadro internacional e económico provocado pela invasão da Ucrânia pela Rússia à implementação destes acordos, o chefe do Governo garantiu que “quanto maior for a tormenta, maior terá de ser a solidariedade entre amigos”.

“Não sei se dizem em Cabo Verde, mas nós dizemos em Portugal: Os amigos são para as ocasiões e este é mesmo uma ocasião para a amizade ser reforçada”, afirmou António Costa.

Os chefes de Governo de Portugal e de Cabo Verde lamentaram hoje as mortes que a guerra na Ucrânia está a provocar, após a invasão russa, apelando à “cessação imediata das hostilidades” e à retoma do diálogo.

De acordo com a declaração conjunta da VI Cimeira Cabo Verde – Portugal, realizada na Praia, capital cabo-verdiana, com a presença dos respetivos primeiros-ministros, ambos “passaram em revista várias questões de interesse comum”, nomeadamente a situação na Ucrânia, tendo “condenado inequivocamente o uso da força nas relações entre Estados”.

“Defendendo o respeito pelos valores e pelo Direito Internacional, plasmados na Carta das Nações Unidas, e reiteraram a defesa do princípio da igualdade e integridade territorial dos Estados. Lamentaram ainda a perda de vidas humanas e sofrimento humanos e apelaram à Rússia para a cessação imediata das hostilidades e a retoma da via da negociação e diálogo”, lê-se na declaração conjunta da cimeira.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE