Política

António Costa diz que país em 2016/2019 cresceu 7 vezes mais do que nos 15 anos anteriores

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-01-2022

O secretário-geral do PS defendeu hoje que a economia portuguesa cresceu “sete vez mais” entre 2016 e 2019 do que nos 15 anos anteriores a esse período e que o desemprego desceu para metade com os governos socialistas.

PUBLICIDADE

Estas posições constam do primeiro de uma série de vídeos que António Costa dedica esta semana ao tema do crescimento da economia e à convergência de Portugal com a União Europeia e que, como adiantou à agência Lusa o diretor de campanha do PS, Duarte Cordeiro, têm também como objetivo “desmontar a narrativa” do PSD em matéria de crescimento económico.

“Quando virámos a página da austeridade, em 2016, virámos também a página da estagnação. Depois de 15 longos anos de crescimento anémico, de apenas 0,4% em média, em cada ano, a nossa economia cresceu com o meu Governo 2,8%. Isto na média de cada ano entre 2016 e 2019. Cresceu sete vezes mais que nos 15 anos anteriores”, sustentou.

PUBLICIDADE

 De acordo com o atual primeiro-ministro, em resultado desse crescimento verificado entre 2016 e 2019, “o desemprego desceu para metade”.

“Há mais 500 mil pessoas empregadas e menos 441 mil pessoas em situação de pobreza ou exclusão social. E porque é que tivemos este crescimento? Porque gerámos confiança para as empresas investirem mais., porque as nossas empresas tornaram-se mais competitivas e aumentaram as exportações, porque recuperámos para o país a credibilidade internacional e, em consequência, as taxas de juro desceram, porque o rendimento das famílias melhorou”, advogou o secretário-geral do PS.

PUBLICIDADE

publicidade

No vídeo agora divulgado, o líder socialista falou mesmo na existência de “um ciclo virtuoso”.

“E foi assim – com esta política – que conseguimos devolver o valor das pensões que tinham sido cortadas e aumentá-las, assim como às prestações sociais, e investir no Serviço Nacional de Saúde e na escola, investir na segurança e na proteção civil, sem aumentar os impostos”, apontou depois.

António Costa defendeu ainda que, a par destes investimentos em serviços públicos, Portugal apresentou “contas certas, reforçou a sustentabilidade da Segurança Social e obteve o primeiro excedente orçamental em democracia”.

“Hoje, olhando para trás, penso que todos concordam comigo, quando podemos concluir que estas condições foram decisivas para Portugal poder responder – como respondeu – no combate à pandemia. Eu sei que este progresso está ainda aquém do que gostariam – e do que eu próprio ambiciono – e é precisamente por isso que vos digo que temos de continuar a avançar”, declarou o secretário-geral do PS na parte final da mensagem dirige aos eleitores.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE