Justiça

António Costa defende que digitalização da justiça é essencial para luta contra a corrupção

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 27-04-2021

O primeiro-ministro considerou hoje que a digitalização da justiça é um caminho sem retorno e essencial para a prevenção e deteção da corrupção, assumindo esta estratégia como uma prioridade da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

PUBLICIDADE

António Costa transmitiu esta posição numa intervenção por meios digitais com que encerrou a conferência de alto nível sobre “justiça eletrónica centrada nas pessoas”, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e que se realizou no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Na sua intervenção, o líder do executivo português defendeu que o objetivo é “preservar e reforçar a justiça, os direitos e os valores da União Europeia, construindo um futuro com uma justiça moderna, que promova o direito de acesso dos cidadãos de forma ágil, próxima e transparente”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em simultâneo, é fundamental desenvolver esforços para melhorar a transparência com o apoio do digital. A digitalização assume um papel fundamental para fortalecer e valorizar a transparência, bem como os mecanismos de prevenção e deteção de crimes de corrupção e de crimes conexos”, sustentou.

Segundo o chefe do Governo português, deve assumir-se como prioridade “a disponibilização de mais informação prestada aos cidadãos e a digitalização de mais procedimentos para que as interações com os serviços públicos sejam mais transparentes, compreensíveis e previsíveis por parte dos cidadãos”.

PUBLICIDADE

Para António Costa, por via da digitalização das comunicações entre a administração pública e os cidadãos facilita-se o acesso aos serviços e uniformiza-se os procedimentos, “reduzindo a ocorrência de abordagens impróprias e de práticas corruptíveis”.

“Por outro lado, a segurança da informação, na perspetiva da limitação do acesso à satisfação das necessidades de recolha, é essencial à confiança dos cidadãos no processo de transição digital da administração pública e, em concreto, da administração da justiça”, advogou ainda.

Neste contexto, o primeiro-ministro acentuou depois que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia “continuará a incentivar a transformação digital” na área da justiça, “procurando dar concretização ao aproveitamento das tecnologias inovadoras ao serviço da justiça, como é o caso da inteligência artificial”.

Neste ponto, contudo, António Costa ressalvou que importará sempre “acautelar o respeito pelos direitos fundamental, através de uma abordagem centrada nas pessoas, nos atores judiciários e nos utentes da justiça”.

“Portugal dará ainda continuidade à execução da Estratégia Justiça Eletrónica 2019/2023, assim como ao seu plano de ação, em estreita colaboração com o Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia e a Comissão Europeia”, disse.

Na perspetiva de António Costa, desta conferência de alto nível, “ficou clara a importância decisiva da digitalização para a efetivação do acesso ao direito e para aumentar a eficiência dos serviços de justiça”.

“Ficou também claro o quanto é essencial encontrar um plano de convergência entre inovação e acesso à justiça para todos. O futuro será tanto mais resiliente quanto incluirmos todos neste processo de digitalização, porque não podemos deixar ninguém para trás. A digitalização da justiça é um caminho sem retorno, que a União Europeia e o mundo devem trilhar”, acrescentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE