Portugal

António Costa adverte que Portugal precisa de ter empresas fortes na construção civil e obras públicas

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 12-01-2024

O primeiro-ministro advertiu hoje que, apesar de ser “politicamente incorreto”, Portugal precisa de continuar a reforçar as empresas nacionais de construção civil e de obras públicas, sustentando que nenhum país se moderniza sem este setor.

PUBLICIDADE

Esta posição foi transmitida por António Costa na cerimónia de lançamento do concurso para a construção da primeira linha de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e o Porto, que decorreu na sede das Infraestruturas de Portugal, no Pragal, em Almada, distrito de Setúbal.

Quando o líder do executivo abordou este tema referente às empresas de obras públicas e de construção civil, um membro do seu Governo, mais concretamente um dos secretários de Estado presentes na sessão, procurou interrompê-lo, fazendo um sinal de advertência.

PUBLICIDADE

António Costa reagiu imediatamente: “Senhor secretário de Estado não me faça sinais”.

“Sei que é politicamente incorreto dizer, mas agora também cheguei a uma fase da vida em que posso dizer coisas politicamente incorretas”, declarou.

PUBLICIDADE

publicidade

O primeiro-ministro começou por defender que o país tem empresas atualmente as condições de poderem concorrer e ganhar concursos para a construção de linhas de alta velocidade em Portugal.

“Não há nenhum país que se modernize sem um forte setor de construção civil e de obras públicas. É fundamental continuar a reforçar as nossas empresas de construção civil e de obras públicas: Aquelas que sobreviveram à tragédia da crise, aquelas que se têm vindo a afirmar e precisam de ganhar músculo para continuar a crescer”, salientou.

António Costa, neste ponto, fez questão de referir que, nos concursos internacionais que serão abertos, as empresas nacionais não terão privilégios de candidatura.

“É evidente que vivemos na União Europeia, o mercado é aberto, concorrencial e todos têm idênticas possibilidades de vencer, pelo menos é assim em Portugal, embora não seja assim em todos os países, mesmo em alguns dos que nos estão mais próximos”, declarou, numa alusão indireta a Espanha.

“Apesar de politicamente incorreta, a verdade é que são precisas empresas nacionais fortes para o desenvolvimento económico do país Portugal”, acrescentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE