Coimbra

António Barradas acompanha há 60 anos o “Círio” de bicicleta

António Alves | 9 meses atrás em 16-08-2023

Bicicleta, mota, trator, cavalo e até de trotinete. Centenas de pessoas acompanharam esta terça-feira de manhã, 15 de agosto, o Cortejo do Círio entre a Igreja de Santa Cruz e a Igreja da Ribeira de Frades em Coimbra.

PUBLICIDADE

De entre a comitiva estava António Barradas. Morador em Ribeira de Frades, já faz este percurso sempre de bicicleta há 60 anos. No início usava a sua “duas rodas”, mas depois da morte do pai José Pereira da Silva passou a usar o seu velocípede.

A bicicleta tem o seu nome gravado junto ao volante e, em declarações ao Notícias de Coimbra, mostrou-se “muito agradado” pela crescente adesão de jovens a esta tradição.

PUBLICIDADE

“Já tenho algumas dificuldades em andar de bicicleta devido aos meus joelhos”, confessou, mas o facto de alguns dos amigos lhe terem garantido que o ajudariam nos momentos mais difíceis do percurso levou-o a cumprir mais um cortejo.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com António Barradas

PUBLICIDADE

publicidade

 

Ao longo do percurso, que passou por Santa Clara, Bencanta, São Martinho do Bispo, Ribeira de Frades e Taveiro, foram muitos os fiéis que esperaram no passeio ou à janela das habitações pela passagem da imagem de Nossa Senhora da Nazaré. De lágrimas nos olhos, houve mesmo quem lhe lançasse pétalas de flores ou “oferecesse” ramos de rosas.

Vasco Pastor, presidente da Comissão Organizadora das Festas da Ribeira (como são conhecidas), afirmou que este ano notou a presença de mais fiéis nas diversas ruas por onde passou com a imagem da santa. “Possivelmente, este é melhor ano em termos de adesão de público”, referiu ao Notícias de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Vasco Pastor

 

A viagem do Círio decorre sempre no feriado de 15 de agosto. De manhã, a “bandeira” sai da Igreja de Santa Cruz em direção à Igreja de Ribeira de Frades. Durante a tarde, tem lugar uma Missa Solene seguida de procissão. Ao final do dia, a imagem regressa novamente à Igreja de Santa Cruz.

Carregue na galeria e veja a viagem matinal do Círio

A procissão é um dos pontos altos das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré que este ano decorrem desde o dia 11 de agosto até sábado, 19 de agosto. Depois de nomes como Rouxinol Faduncho (Marco Horácio), Áurea, Quina Barreiros e a dupla Funil & Abelinha, as próximas noites estão reservadas para Rosinha (15 de agosto), Sede Bandida (16 de agosto), Mountain Valley (17 de agosto), Los Cavalitos (18 de agosto) e Nuno Ribeiro (19 de agosto). O orçamento é de 70 mil euros.

Veja os Diretos Notícias de Coimbra

 

 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE