Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Antigos Orfeonistas de Coimbra celebram mulheres da região em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-12-2022

O Coro do Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra apresenta-se no próximo sábado, dia 10 de dezembro, às 21h00, na Capela de Santa Ana, em Oliveira do Hospital, para um concerto intimista no âmbito projeto Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e Lugares.

PUBLICIDADE

O concerto do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital constitui-se no espetáculo "40 Anos, 40 Concertos, 19 Personalidades Femininas da Região de Coimbra" e é de entrada gratuita.

A noite de sábado na Capela de Santa Ana assume características peculiares e conceitos determinantes, devido ao contexto e ao cenário, e à circunstância de se tratar da apresentação de um Coro composto exclusivamente por elementos do sexo masculino. 

Desenhado pelo programa de residências e apresentações públicas pelo Coro de Antigos
Orfeonistas da Universidade de Coimbra o CAOUC tem o objetivo de levar a música e a Canção de Coimbra, como outros temas de agrado do público em geral, aos concelhos da Região de Coimbra.

Enquadra ainda dois conceitos determinantes, pela sua importância e relevância em termos sociais e comunitários e pela mensagem que pretende fazer passar, de homenagem a uma personalidade do sexo feminino que, pela sua dimensão humana, ética, social, profissional e política mereça e justifique.

No contexto do Município de Oliveira do Hospital é dado relevo e destaque a Júlia Modesta, personalidade do leque das Mulheres da Região de Coimbra e figura importante do concelho, em particular de Bobadela Romana, e conhecida na Roma Antiga por fomentar uma das práticas associadas a pessoas abastadas e de poder na sociedade, de oferecer produtos e bens à comunidade.

PUBLICIDADE

O espetáculo "40 Anos, 40 Concertos, 19 Personalidades Femininas da Região de Coimbra “surge no âmbito do Concerto do projeto Coimbra Região de Cultura – 2.0 Mulheres e Lugares” promovido pela CIM Região de Coimbra e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, numa estratégia de contribuição para a afirmação da Região de Coimbra enquanto território turístico de excelência, através da
promoção e da valorização do património natural e cultural e tendo o como fatores-chave o ambiente, a inclusão social e a saúde pública, a preservação do património e a mediação cultural.

Em Oliveira do Hospital, o concerto do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra na Capela de Santa Ana está também incluído na programação do Ciclo pelas Igrejas, um evento de valorização da produção musical levada a cabo pelos grupos e músicos do concelho e em simultâneo de promoção do património monumental religioso e histórico concelhio, com concertos a decorrer em várias igrejas do concelho até janeiro.
O Município de Oliveira do Hospital convida toda a população a estar presente na Capela de Santa Ana na noite do dia 10 de dezembro e a assistir ao momento protagonizado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, bem como a acompanhar os restantes concertos no âmbito do Ciclo pelas Igrejas, cuja programação está disponível nas redes sociais da Câmara Municipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com