Coimbra

Antigos lavadouros de Arganil vão servir para combater incêndios e regar campos

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 18-08-2023

 

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Arganil, no interior do distrito de Coimbra, disse que a proposta de trabalho passa por reabilitar as antigas infraestruturas tradicionais da União de Freguesias de Cepos e Teixeira para instalar processos de filtragem de água à base de plantas, que evite o seu desperdício e permita a sua reutilização.

“É um projeto desenvolvido em cascata, que começa na identificação da origem da captação, a refuncionalização dos lavadouros para melhorar a qualidade da água, a sua canalização para pontos mais baixos e a construção de outros reservatórios para rega ou combate aos fogos”, explicou Luís Paulo Costa.

PUBLICIDADE

O trabalho realizado na União de Freguesias de Cepos e Teixeira por duas alunas da Universidade de Harvard, no âmbito do projeto “Canário na Mina II”, iniciado após os incêndios de 2017, contempla também intervenções em levadas de água e nos terrenos em socalcos.

“O município de Arganil vai conseguir enquadrar estes investimentos, que não são muito significativos, no programa Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, que estamos a desenvolver”, salientou Luís Paulo Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca sublinhou ainda que o trabalho desenvolvido trouxe “uma nova visão relativamente a equipamentos preexistentes, com mudanças de práticas que são mais-valias para o território”.

O trabalho de campo das duas estudantes de Harvard, sob orientação de Sílvia Benedito, arquiteta paisagista e professora daquela “conceituada universidade”, teve início em meados de julho e foi apresentado hoje ao final da tarde.

Durante um mês, as tarefas de Daniella Slowik e Sophia Glasser-Kerr centraram-se no desenvolvimento dos temas “solo e água”, enquanto elementos fundamentais para a adaptação às alterações climáticas e para a identidade da paisagem tradicional.

A criação deste projeto partiu de uma das conclusões retiradas dos fogos ocorridos em 2017 – a escassa integração das populações residentes no território na implementação de medidas de mitigação e o abandono de práticas culturais tradicionais.

A parceria entre o município de Arganil, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Universidade de Harvard, através da professora Sílvia Benedito, junta também a União das Freguesias de Cepos e Teixeira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE