Coimbra

Antigo tribunal de Penacova vai ser transformado em Casa das Artes

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-10-2020

O município de Penacova, no distrito de Coimbra, vai transformar o edifício do antigo tribunal em Casa das Artes, num investimento de quase um milhão de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Antigo tribunal de Penacova vai ser Casa das Artes

Inativo desde 2014, ano em que o Tribunal Judicial da Comarca de Penacova passou a funcionar num novo espaço requalificado pela autarquia, o edifício data de janeiro de 1869, tendo sido construído para instalar a Câmara Municipal.

“A criação da Casa das Artes é uma das medidas previstas no Plano Estratégico de Revitalização do Núcleo Urbano de Penacova”, refere o vice-Presidente da autarquia, João Azadinho, responsável pelo pelouro da Cultura, citado num comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o autarca, o edifício do antigo Tribunal tem, desde 2014, servido de apoio a inúmeras atividades que o município tem desenvolvido na área da cultura e “tem sido a Casa do Natal, com um espaço dedicado ao Penacova Presépio”.

No entanto, acrescenta, o objetivo da autarquia “sempre foi transformar este espaço simbólico, localizado num sítio emblemático (junto à Pérgula Raul Lino), num verdadeiro espaço de Cultura”.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, realça que a Casa das Artes “será um espaço multifuncional, destinado a exposições, conferências, receções, que aproveitará a paisagem envolvente e a sua centralidade para se assumir como um espaço de cultura e lazer”.

“Temos trabalhado, ao longo dos anos, na regeneração urbana de Penacova. A requalificação do edifício do antigo tribunal e a sua abertura como Casa das Artes é mais um passo, muito importante, para a concretização desta meta, antecedendo a nossa intenção de propor que a mesma possa vir a denominar-se Casa das Artes Martins da Costa, uma justa homenagem deste concelho ao artista, ao professor e ao homem”, sublinha.

A empreitada, com prazo de execução previsto de 300 dias, foi adjudicada pelo valor de 783.674,84 euros – mais IVA (imposto sobre o valor acrescentado) –, comparticipado em 85%, pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, no âmbito da candidatura apresentada pelo município de Penacova ao Programa Operacional do Centro 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE