Mundo

Antigo polícia condenado a prisão perpétua por homicídio de mulher

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 30-09-2021

Um antigo polícia britânico foi hoje condenado a prisão perpétua pelo homicídio de uma mulher de 33 anos, em março em Londres, a qual raptou após detê-la invocando as regras do confinamento em vigor para conter a pandemia em covid-19. 

PUBLICIDADE

Wayne Couzens, de 48 anos, um antigo agente da unidade responsável pela segurança de representações diplomáticas, já se tinha declarado culpado de rapto, violação e homicídio.

Ao anunciar a sentença no Tribunal Criminal de Old Bailey, em Londres, o juiz Adrian Fulford enfatizou que o homicídio ocorreu em “circunstâncias devastadoras, trágicas e absolutamente brutais” e que a sentença reflete a gravidade “excecionalmente elevada” do caso.

PUBLICIDADE

publicidade

Sarah Everard foi raptada em 03 de março, enquanto voltava para casa sozinha da casa de um amigo em Clapham, no sul de Londres.

Segundo o procurador público Tom Little, Everard foi abordada na rua por Couzens, que lhe terá mostrado o cartão profissional e dado ordem de detenção por violar as diretrizes do confinamento, algemando-a de seguida e fazendo-a entrar no carro alugado.

PUBLICIDADE

Sarah Everard foi encontrada morta estrangulada e com o corpo queimado sete dias após o seu desaparecimento, num bosque de Kent, no sudeste da Inglaterra, a poucos metros de um terreno que é propriedade de Wayne Couzens.

Imagens de videovigilância permitiram aos detetives identificar e deter o polícia a 09 de março.

A sentença imposta é a mais dura prevista no sistema de justiça criminal britânico, destinada a punir aqueles que cometem os crimes mais graves.

Uma pessoa condenada a tal pena não pode apresentar pedidos de liberdade condicional, a menos que tenha motivos humanitários excecionais para justificá-los.

“O uso indevido das funções de um polícia, como ocorreu neste caso, para raptar, violar e matar uma vítima solitária, é tão grave como um homicídio com o objetivo de promover uma causa política, religiosa ou ideológica”, justificou o juiz.

A morte de Sarah Everard causou uma onda de consternação no país, levando milhares de mulheres a partilhar as suas experiências e sentimento de insegurança nas ruas e exortando os políticos a tomarem medidas contra a violência contra as mulheres.

A comissária da Polícia Metropolitana de Londres, Cressida Dick, esteve presente no tribunal durante o julgamento, tendo a força policial emitido um comunicado manifestando o desgosto com o sucedido.

“Estamos enojados, zangados e devastados pelos crimes deste homem que traem tudo o que defendemos”, declarou.

Couzens já havia sido alvo em diversas ocasiões por denúncias de atentado ao pudor e existem inquéritos em curso sobre se a polícia encobriu alguns incidentes ou devia ter agido para identificar incidentes em fevereiro e 2015.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE