Coimbra

Antigo estudante da UC vai representar Portugal em Concurso Internacional de Comunicação de Ciência

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-05-2017

David Bidarra, antigo aluno da Licenciatura em Bioquímica da Universidade de Coimbra, venceu a 8ª edição do FameLab – Concurso Internacional de Comunicação de Ciência e vai representar Portugal no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, entre 6 e 11 de junho.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

No passado dia 14 de maio realizou-se a final do concurso no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva em Lisboa, que contou com a participação de 12 finalistas.

PUBLICIDADE

publicidade

Estimular a boa comunicação de temas científicos, desenvolver as capacidades e o talento daqueles que já demonstram interesse na divulgação de ciência e estimular a curiosidade do público em geral são os objetivos do concurso.

A competição mais popular de comunicação científica conta com a Fundação Calouste Gulbenkian, a British Council e a Ciência Viva como entidades parceiras. Nesta competição os participantes têm apenas três minutos para comunicar o seu tema sem recurso a qualquer material audiovisual.

PUBLICIDADE

Na preparação da última fase do concurso os finalistas participaram numa Master Class sob a orientação de Malcolm Love, ex-colaborador da BBC e especialista internacional em comunicação de ciência. Ana Armada-Moreira, vencedora da edição anterior do FameLab; Carlos Fiolhais, diretor atual do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra; Carlos Catalão, membro da direção do Pavilhão do Conhecimento e Jonathan Howard, diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência foram os membros do júri nesta final que elegeram David Bidarra — que, nas suas próprias palavras, tenta “descomplicar a ciência” — como o vencedor.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE