Coimbra

Antigo Dux Veteranorum Manuel de Carvalho Santos faleceu

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 25-03-2024

O médico psiquiatra e Dux Veteranorum da década de 60 Manuel de Carvalho Santos faleceu. Natural da Pampilhosa (Mealhada), frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1968, já com quase 40 anos de idade.

PUBLICIDADE

De acordo com Jorge Castilho, presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), Manuel de Carvalho Santos pertenceu a várias secções da Associação Académica de Coimbra (AAC), morou na Real República “Os Kágados” e foi um dos fundadores e dirigente das cooperativas académicas Unitas e Clepsidra.

Já depois de se ter licenciado, viveu de perto a Crise Académica de 1969. Por causa desse envolvimento não obteve a renovação do contrato de assistente de Psiquiatria e Neurologia na Universidade de Coimbra e foi incorporado no Exército e mobilizado para Moçambique.

PUBLICIDADE

Em termos profissionais, exerceu clínica em várias localidades do Centro e Norte do país, tendo depois concluído o Internato Complementar em Psiquiatria e o Curso de Medicina Legal. Trabalhou ainda no Centro de Saúde Mental Infantil de Coimbra e Hospital Sobral Cid, de que veio a ser Chefe de Serviço.

Mesmo depois da aposentação continuou a exercer clínica em consultório particular, na zona de Celas, até ser afetado por um acidente vascular cerebral. O amor pela terra levou-o mesmo a publicar um livro dedicado à Região da Pampilhosa e às suas gentes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em termos pessoais, era um homem com um invulgar sentido de humor, mas também de grande sensibilidade e espírito solidário”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE