Justiça

Antigo braço direito de José Penedos fala ao tribunal em novembro

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 27-09-2013

O arguido no processo “Face Oculta” Vítor Batista, antigo braço direito de José Penedos na REN – Redes Energéticas Nacionais, vai prestar declarações ao tribunal na primeira semana de novembro.

PUBLICIDADE

A informação foi avançada pelo juiz-presidente Raul Cordeiro, no final da 152.ª sessão do julgamento, que decorreu hoje no tribunal de Aveiro.

Além do ex-diretor geral da REN, o tribunal deverá ouvir na mesma semana outro quadro da empresa, o ex-administrador Fernando Santos, coarguido no processo.

PUBLICIDADE

publicidade

Os dois arguidos tinham manifestado intenção de prestar declarações após ser conhecido o relatório da perícia sobre o desmantelamento da Central de Alto Mira da REN, que ficou concluído recentemente.

A diligência, que foi requerida pelas defesas de Fernando Santos e Vítor Batista, tem como objetivo esclarecer as divergências existentes sobre a quantidade de resíduos que foram retirados do local pela empresa “O2”, de Manuel Godinho, o principal arguido no processo.

PUBLICIDADE

Ainda antes de Fernando Santos e Vítor Batista, o tribunal vai ouvir, no dia 25 de outubro, o arguido José Magano Rodrigues, engenheiro da Refer.

Até agora, apenas seis dos 36 arguidos aceitaram depor perante o coletivo de juízes (Armando Vara, José Penedos, Paulo Penedos, António Paulo Costa, José António Contradanças e Namércio Cunha). Todos os restantes, incluindo o sucateiro Manuel Godinho, remeteram-se ao silêncio.

A sessão de hoje foi marcada pelo depoimento de dois motoristas de uma empresa que foi contratada para transportar o óleo existente num transformador da subestação da EDP de Mogofores, em Anadia.

Estas testemunhas foram chamadas pelo advogado de defesa de Manuel Godinho que pretende demonstrar que o seu cliente foi prejudicado nos negócios com a EDP, ao contrário do que diz a acusação.

A defesa do sucateiro alega que a EDP Valor imputou ao referido transformador o peso líquido de 23,3 toneladas, mas a estrutura metálica do equipamento (a parte levantada e faturada à “O2”, de Manuel Godinho) pesava apenas 13,7 toneladas, correspondendo o restante ao óleo nele contido.

As duas próximas sessões do julgamento foram agendadas para 08 e 09 de outubro e vão servir para o tribunal inquirir os consultores técnicos que acompanharam a perícia realizada à Central de Alto Mira da REN.

O processo “Face Oculta” está relacionado com uma alegada rede de corrupção, que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e privadas.

Entre os arguidos estão personalidades como Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador do BCP, José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE