Coimbra

Antiga estudante em Coimbra lidera Partido Unido Social Democrata da Guiné-Bissau

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 21-10-2013

 A antiga ministra da Justiça da Guiné-Bissau, Carmelita Pires, é a nova líder do Partido Unido Social Democrata (PUSD) com o qual pretende chegar à chefia do Governo a sair das próximas eleições legislativas, anunciou a dirigente.

PUBLICIDADE

A nova líder do PUSD foi eleita no segundo congresso do partido, realizado no sábado, em Bissau, no qual foi a única candidata, escolhida com 264 votos dos 274 delegados participantes no conclave.

Em declarações à agência Lusa, Carmelita Pires disse que não se vai candidatar à presidência do país, mas já tem ideias para governar depois das eleições gerais que deseja ver organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

PUBLICIDADE

“Defendemos que as eleições gerais sejam organizadas e realizadas pela ONU”, afirmou à Lusa Carmelita Pires, que quer ainda uma “refundação do Estado” guineense a partir das eleições gerais marcadas para 24 de novembro, mas que devido a diversos atrasos deverão ser realizadas numa nova data.

Para já, a antiga governante pretende reorganizar o seu partido, que já foi a terceira força política na Assembleia Nacional Popular (ANP), com 17 deputados, embora hoje não tenha nenhuma representação parlamentar.

PUBLICIDADE

publicidade

Se o PUSD vencer as próximas eleições e com Carmelita Pires na chefia do Governo, a dirigente promete ter como “apostas fortes” a Educação, a Saúde e a Segurança Social.

Ministra da Justiça da Guiné-Bissau entre março de 2007 e abril de 2008, a presidente do partido esteve até novembro de 2012 na Nigéria a desempenhar as funções de conselheira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para o combate à droga.

Terceira mulher a liderar um partido político na Guiné-Bissau, depois de Antonieta Rosa Gomes (Fórum Cívico Social Democracia) e Francisca Vaz Turpin (União Patriota Guineense), Carmelita Pires notabilizou-se no combate aos estupefacientes no país.

Na ocasião, recebeu várias ameaças de morte dos supostos narcotraficantes, mas continuou a defender que é necessário para o país um combate permanente ao tráfico de droga e à impunidade.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Coimbra e mestra em ciências jurídicas e políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa, Carmelita Pires nasceu a 16 de novembro de 1963 em Bissau.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE