Coimbra

Antiga escola de Vila Pouca de Cernache vai acolher atividades para idosos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-08-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai ceder gratuitamente as instalações da antiga escola de Vila Pouca de Cernache à Junta de Freguesia de Cernache para o desenvolvimento de atividades com a comunidade local, designadamente a população sénior. O protocolo de cessão precária foi assinado esta manhã pelo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e pelo presidente da Junta de Freguesia (JF) de Cernache, António Lopes.

PUBLICIDADE

As instalações da antiga escola de Vila Pouco de Cernache, na Rua do Barreiro, n.º 94, vão ser cedidas pela CM Coimbra à Junta de Freguesia de Cernache para acolher iniciativas dirigidas à população sénior.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado destacou o trabalho que o município está a executar nas escolas da República permitindo atribuir-lhes um fim público. “O mais importante é que as pessoas sintam a utilidade deste equipamento”, sublinhou. O presidente da CM Coimbra salientou também que a autarquia está a trabalhar num conjunto de medidas com vista ao melhoramento dos transportes e das vias de acesso a Vila Pouca de Cernache, localidade onde decorreu a sessão.

O protocolo hoje assinado foi aprovado na reunião do executivo municipal, de 27 de janeiro deste ano, e prevê a cedência para atividades com a comunidade local deste espaço que se encontra desativado desde 2007. Estas instalações são compostas por um rés-do-chão, duas salas, dois alpendres, arrumos e instalações sanitárias, e tem uma área total de 1214,20 m2. 

PUBLICIDADE

“A cedência das escolas básicas devolutas permite o desenvolvimento de projetos que possam satisfazer os objetivos, interesses e especificidades das populações, bem como o estabelecimento de parcerias institucionais que serão, indubitavelmente, uma mais-valia para os munícipes de Coimbra”, pode ler-se no protocolo hoje assinado.

A cedência gratuita será por um período de três anos, eventualmente renovável, sendo que a Junta de Freguesia de Cernache fica com a responsabilidade de gerir o espaço e assegurar os encargos logísticos inerentes ao seu funcionamento. A Junta de Freguesia de Cernache deve ainda, durante o mês de janeiro de cada ano, apresentar o Plano Anual de Atividades a desenvolver nas instalações cedidas.

Recorde-se que, incluído nas celebrações do dia 25 de abril, em 2019, a CM Coimbra assinalou publicamente a cedência do espaço da antiga escola do Loureiro, também na freguesia de Cernache, à Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro para a instalação do Museu do Brinquedo Tradicional Popular. A associação pôde, assim, passar a utilizar o espaço para dar a conhecer ao público o seu espólio, constituído por dezenas de brinquedos tradicionais populares e garantir, ainda, condições para a sua preservação.

A sessão contou ainda com a presença dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Regina Bento e Francisco Queirós, da presidente da Assembleia de Freguesia de Cernache, Zélia Salgueiro, entre outros autarcas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE