Portugal

Antes e depois de Maddie: Há 6 crianças dadas como desaparecidas em Portugal. Conhece alguma?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 25-05-2023

Madeleine McCann é uma das seis crianças dada como desaparecida, em Portugal, no site da Polícia Judiciária e na página da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD). 

PUBLICIDADE

A linha de apoio SOS Criança Desaparecida recebeu, este ano, 50 apelos relacionados com o desaparecimento de menores, um número que se aproxima dos 58 registados em 2022 pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC).

Estes rostos não podem ser esquecidos. Por isso, de acordo com informações recolhidas no site da PJ e da APCD, existem atualmente seis crianças desaparecidas em Portugal:

PUBLICIDADE

publicidade

 

Cláudia Alexandra Silva e Sousa:

PUBLICIDADE

Desapareceu a 13 de maio de 1994 e é natural de Oleiros, em Vila Verde, Braga. Tinha 1,10 metros e cabelo castanho quando desapareceu. Apresenta uma cicatriz com cerca de 10 cm na coxa direita, uma no lábio inferior e outra num dedo da mão.

Rui Pedro Teixeira Mendonça:

Nasceu a 28 de janeiro de 1987 e despereceu em 1998, com 11 anos. Rui Pedro desapareceu em Lousada. O jovem foi visto pela última vez por colegas a andar de bicicleta num terreno atrás do escritório onde a mãe trabalhava em Lousada, distrito do Porto. Tem 1,50 metros, pesava 45kg quando desapareceu e cabelo e olhos castanhos. 

Sofia Catarina Andrade de Oliveira:

Desapareceu em 2004, quando o pai tirou a criança à mãe, no centro de Câmara de Lobos. Na fuga com a menor de 2 anos, apanhou um táxi e, posteriormente, boleia de um familiar, tendo sido deixado a pé, com a filha, no Caniço de Baixo. Mais tarde, o pai da criança deslocou-se à Esquadra da PSP onde se encontrava a mãe a participar o desaparecimento da menor, altura em que aquele já não trazia a filha consigo. A menina vestia uma camisola, com desenhos de flores de cor roxa, e umas calças, de cor cinzenta, com desenhos estampados, calçando meias brancas e vermelhas, sem sapatos.

Madeleine Beth McCann:

Ainda não tinha feito os três anos quando despareceu, em 2007, na praia da Luz. Maddie tem castanho claro/louro, liso, pelos ombros. Uma particularidae é que tem o olho esquerdo azul e verde e o olho direito verde com uma mancha castanha na íris e ainda um pequeno sinal na pele, de cor castanha, no gémeo da perna esquerda. O desaparecimento ocorreu numa altura em que a criança estava sozinha no apartamento. Vestia pijama de calças brancas com padrões florais e com a parte de cima da manga de cor de rosa. Na frente, uma figura de cor azul e cinza com a inscrição “EEYORE”.

Hélder Alexandre Ferro Pagarim Cavaco:

Foi em 1990 que deixou de ser visto, na zona da praia de São Torpes, Sines, onde terá ido praticar surf. É natural de Santiago do Cacém, Alvalade. Tinha 1,76 metros, olhos e cabelo castanho. Vestia calças e blusão de ganga azul e transportava uma mochila azul com riscas amarelas e encarnadas. Helder Cavaco nasceu em 1973.

Tatiana Paula Mesquita Mendes / Odete Araújo Freman ou Odete Araújo Freman Frima:

Nasceu em 1998 e pode ter o nome de Tatiana Paula Mesquita Mendes ou Odete Araújo Freman ou ainda Odete Araújo Freman Frima. É natural da Guiné-Bissau e desapareceu em 2005. Terá sido “adotada” por um casal com a concordância da mãe. Viajou para Portugal em 2004 com o casal. Porém, cerca de um ano depois, em 2005, a mãe adotiva passou a informação que a menor tinha por si sido entregue a uma outra pessoa, ainda em 2004, e que a menina tinha morrido depois na zona de Badajoz, em Espanha, num acidente de viação.

 

Recorde-se que esta informação é pública e consta do website da PJ . Para ceder informações basta contactar 21 196 7000 ou 211 967 222. Ou ainda através do e-mail: uiic.desaparecidos@pj.pt .

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE