Coimbra

ANTENA 3 CELEBRA 30 ANOS COM ESTREIA DE NOVOS CANTOS NOVOS

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 16-04-2024

Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade. Novos Cantos Novos estreia a 19 de abril, às 15h30, na RTP2, em antena3.rtp.pt, no canal YouTube da Antena 3 e RTP Palco.

PUBLICIDADE

No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série Novos Cantos Novos regressa, de 19 a 26 de abril, a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia.

A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.

PUBLICIDADE

A produção da Antena 3, a rádio da (nova) música portuguesa, acontece nas Oficinas da CP, no Barreiro; na Fortaleza de Peniche (Museu Nacional Resistência e Liberdade); na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa; no Museu Militar do Porto (antiga sede da PIDE); na Universidade de Coimbra; e no Quartel do Carmo, em Lisboa.

Além de seis concertos, Novos Cantos Novos será também um espaço de reflexão e de conversa sobre Arte e Liberdade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este foi um projeto que criámos na Antena 3, que nos levou a locais emblemáticos do processo que conduziu ao 25 de Abril. Visitá-los 50 anos depois e povoá-los com as canções e as palavras de alguns dos músicos mais significativos da nova geração da música portuguesa foi um desafio criativo e estético. É um prazer e orgulho enorme poder finalmente partilhá-lo com os nossos ouvintes e com os espetadores da RTP2 e RTP Palco”, afirma Nuno Reis, diretor da Antena 3.

Entre os dias 19 e 26 de abril, dia em que a Antena 3 vai celebrar os seus 30 anos, estreia diariamente um novo episódio na RTP2 (15h30), em antena3.rtp.pt, no canal YouTube da Antena 3 e RTP Palco.

No dia da estreia, A Garota Não vai até às Oficinas da CP no Barreiro, local onde, em 1971, em pleno Estado Novo, centenas de trabalhadores fizeram greve na luta por melhores salários e condições de trabalho, agitando as águas de uma sociedade que começava a querer ser de mudança.

Dia 22 de abril é a vez de Samuel Úria: o músico gravou um episódio no Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche de onde, a 3 de janeiro de 1960, o comunista Álvaro Cunhal e mais nove companheiros de cárcere conseguiram derrotar os muros e fugir da prisão de alta segurança.

O 3º episódio foi registado com o guitarrista luso-caboverdiano Eu.Clides na Gare Marítima Rocha Conde De Óbidos, em Lisboa, onde chegavam os amontoados de contentores das pessoas que retornavam de África. Foi também desta gare, decorada com painéis de Almada Negreiros, que, na década 60, partiram milhares de militares portugueses para combater no Ultramar.

No dia 24 de abril a Antena 3 convida Capicua a entrar no Museu Militar do Porto, a antiga sede da PIDE, e a mostrar – de punho bem fechado, como sempre – que a cantiga continua a ser uma arma.

E, no dia em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos, exibe-se o episódio com Legendary Tigerman gravado na Universidade de Coimbra, que foi palco, durante várias décadas, de importantes movimentos de revolta estudantil contra a opressão e a ditadura.

A fechar, no dia 26 de abril – e na comemoração dos 30 anos da Antena 3 – o músico e ativista xullaji sobe ao topo do Quartel do Carmo, epicentro da queda da ditadura e, com Lisboa a seus pés, interpreta a sua poesia revolucionária em curso. 

Novos Cantos Novos é uma produção Antena3Docs, em parceria com RTP2, Imagem e Inovação e Música e Artes de Palco. Um projeto com o apoio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE