O Notícias de Coimbra acompanhou o Dia do Munícipio de Vila Nova de Poiares. Na cerimónia, foram distinguidos elementos e entidades pelo seu trabalho a favor do concelho.
Hélder Fonseca, diretor-geral da ANSELL Portugal, uma das maiores empregadoras do concelho, recebeu o reconhecimento no Dia do Município.
PUBLICIDADE
Com 35 anos de atividade, a ANSELL Portugal tem sede em Vila Nova de Poiares e é especialista na produção de luvas industriais. “A ANSELL Portugal existe aqui em Vila Nova de Poiares desde 1990, celebrou o ano passado o 35º aniversário. Desses 35 anos eu já conto com 31, vou ao caminho do 31º aniversário também na ANSELL”, contou Hélder Fonseca.
A empresa, fundada por Luís de Sousa, tem passado por diferentes fases de aquisição, incluindo grupos multinacionais ingleses, franceses e, desde 2012, australianos. “É um percurso, é um desafio, isto mostra um pouco a capacidade de flexibilidade e resiliência da equipa aqui em Portugal, porque são mentalidades diferentes, são grupos de nacionalidades diferentes, com dinâmicas diferentes”, explicou o diretor-geral.
O segredo do sucesso da empresa, segundo Hélder Fonseca, está na qualidade e na proximidade com o cliente. “O facto de a ANSELL manter uma empresa destas na Europa, onde tradicionalmente estas empresas estão deslocalizadas na Ásia, é um sinónimo de que vale a pena: qualidade e proximidade do mercado”, afirmou. Ele acrescentou que a empresa atende rapidamente pedidos de clientes europeus e está a investir num novo pavilhão que permitirá aos clientes experimentar diferentes tipos de luvas em variados ambientes.
A empresa produz luvas e mangas de proteção industrial, com destaque para a indústria pesada, metalúrgica e automóvel. “A maior procura está em luvas que potenciem maior proteção ao corte, mas também luvas finas que permitam sensibilidade, incluindo modelos compatíveis com ecrãs touchscreen”, explicou Hélder Fonseca.
Atualmente, a empresa emprega cerca de 400 pessoas na região, e mantém um centro de desenvolvimento dedicado à parte técnica. “Somos cerca de 400 pessoas aqui no concelho de Poiares e arredores, basicamente num raio de 25 quilómetros à volta”, revelou o diretor-geral.
Sobre a aquisição pelo grupo australiano ANSELL, Hélder Fonseca detalhou: “A ANSELL estava numa fase de crescimento e precisava de entrar no mercado europeu. A aquisição da Comasec, nossa empresa anterior com sede em França, permitiu ter toda a parte produtiva e canais de distribuição na Europa.”
A empresa apresenta uma faturação anual de 30 a 35 milhões de euros, e as perspetivas para 2026 focam-se na consolidação dos investimentos já realizados. “O nosso foco será consolidar aquilo que foi feito, otimizar e apostar neste novo pavilhão”, disse.
A homenagem pelo Dia do Município reforça a ligação da empresa à comunidade local. “É uma honra ter sido nomeado pelo executivo camarário de Poiares e reforça o meu sentido de compromisso para com a empresa e para com o município”, concluiu Hélder Fonseca.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE