Primeira Página
Angústia na Lousã: Saiu de casa no Natal e não regressou. Buscas retomam sábado por José Rosa
As buscas pelo homem de 72 anos desaparecido na Lousã foram suspensas ao anoitecer desta sexta-feira, 26 de dezembro.
No terreno ficará apenas um efetivo reduzido, segundo avançaram as autoridades. O desaparecido é José Rosa, de 72 anos, residente na zona da Cruz de Ferro, na Lousã. O homem terá saído de casa na tarde de Natal, 25 de dezembro, não tendo regressado desde então.
O último avistamento confirmado ocorreu pelas 16:10, na zona do Castelo da Lousã, que passou a ser o principal ponto de referência das operações de busca. José é reformado e trabalhou como bate-chapas durante a vida ativa. Tem o hábito de passear pela Serra da Lousã, o que leva as autoridades a acreditar que se tenha deslocado para aquela zona.
O alerta foi dado pela família, nomeadamente pelo irmão, que se encontra no terreno a colaborar com as autoridades. Nas buscas estão envolvidos vários meios, incluindo a Guarda Nacional Republicana, com patrulhas apeadas, drones, e uma equipa cinotécnica, com cães pisteiros, no intuito de detetar vestígios de odor que possam conduzir ao paradeiro do desaparecido.
Os Bombeiros Municipais da Lousã também estão a apoiar a operação. As autoridades realizaram buscas tanto em trilhos que descem em direção à vila, onde o homem poderia ter caído e necessitar de ajuda, como no sentido inverso, aprofundando a investigação na zona da serra.
Além dos meios oficiais, vários populares juntaram-se às buscas. Pessoas que conhecem José Rosa percorreram trilhos apeados, de bicicleta e acompanhados por cães, numa tentativa de localizar o homem, conhecido na vila.
O septuagenário permanece desaparecido desde a tarde de Natal, e as autoridades mantêm o apelo à população para que qualquer informação relevante seja comunicada de imediato.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
