Coimbra

André diz que foi Luís a dar primeiro passo. E agora vão ser felizes com estrangeiros!

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 26-09-2025

O líder do Chega, André Ventura, disse hoje que foi o primeiro-ministro, Luís Montenegro, a dar o primeiro passo para que Chega e PSD chegassem a um consenso sobre a lei de estrangeiros.

“O primeiro-ministro teve a iniciativa de me enviar um contacto ontem [quinta-feira], eu não tive a oportunidade de dar logo uma resposta, o que não é meu hábito porque costumo fazê-lo imediatamente, muito mais quando é o primeiro-ministro, mas hoje eu próprio respondi ao primeiro-ministro e tivemos a oportunidade de trocar essas ideias e de chegarmos à compreensão de que temos que tentar chegar a um consenso”, especificou André Ventura à margem do 3º Fórum Profissional Liberal.

Sem querer dar detalhes da conversa que teve com Luís Montenegro, André Ventura adiantou apenas que chegaram à conclusão de que era importante que os dois partidos, numa delegação conjunta, fechassem o texto da lei de estrangeiros e chegassem a um possível consenso até terça-feira, dia em que a lei vai ser reapreciada na Assembleia da República, depois de ter chumbado no Tribunal Constitucional.

PUBLICIDADE

Apesar do acordo para iniciar conversações entre os dois partidos, o líder do Chega, que também é candidato à Presidência da República, alertou que isso não significa que vá haver um consenso.

“Significa que tem que se fazer o óbvio, que é os dois partidos que têm maioria, em prol do interesse do país, se querem controlar a imigração e se querem ter fronteiras mais seguras têm que fazer esse esforço”, apontou.

O primeiro-ministro confirmou hoje, em Coimbra, que o PSD está a dialogar com o Chega sobre as alterações à lei de estrangeiros, mas vincou que a porta da negociação está aberta a todas as forças políticas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE