A Pampilhosa da Serra fez, na Bolsa de Turismo de Lisboa, uma “viagem entre o céu e a terra”. A apresentação, este sábado, no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) foi um verdadeiro espetáculo que recriou a neblina das terras altas, com fogo de artifício, o céu estrelado e o humor de Nilton.
Por momentos, viajou-se até à Pampilhosa da Serra na BTL: o céu escuro e brilhante repleto de estrelas e a neblina branca a invadir o chão. A mística do território foi recriada com recurso à tecnologia e atraiu dezenas de pessoas até ao stand da CIMRC.
PUBLICIDADE
“Viemos num registo diferente daquele que tem sido o das diferentes câmaras municipais”, disse ao Notícias de Coimbra Jorge Custódio, presidente da Câmara Municipal. “Temos de saber vender um produto, e estamos a falar do turismo, viemos dar a conhecer a todos as potencialidades que nós temos mas com uma roupagem mais ligeira”, referiu.
“A Pampilhosa tem o melhor céu estrelado para poder fazer observação noturna e não só”, afirmou o autarca, referindo-se ao projeto Dark Sky Aldeias do Xisto que foi apresentado na sessão. O produto, que o município quis evidenciar na BTL, envolve outros concelhos, e contempla a certificação internacional da existência de condições ideais para a observação astronómica, tais como a boa qualidade do ar, a poluição luminosa controlada, meios para assegurar a proteção da escuridão do céu e uma boa integração na natureza noturna.
“Nas cidades não se consegue ver as estrelas, pelo menos com a mesma nitidez que se vê na Pampilhosa”, assegurou o presidente da autarquia. O projeto conta com a certificação do território enquanto centro de observação do céu, e também engloba oferta turística específica. Por exemplo, os alojamentos locais estão a ser sensibilizados para servir o pequeno almoço e permitir o check out mais tarde e os operadores turísticos a preparar novas ofertas relacionadas com esta temática.
Para “passar a mensagem, a autarquia convidou o humorista Nilton que atraiu ainda mais as atenções. “Estes comunicadores sabem envolver as pessoas, impactar e brincar conosco próprios”, considerou Jorge Custódio.
“O que estamos aqui a fazer é uma pequena parte do que todos os outros municípios estão a fazer, não me canso de dar os parabéns à CIMRC, tivemos, ao longo destes dias, 19 momentos todos eles diferentes [tantos quantos os municípios], com argumentos diferentes, estamos a cativar e chamar a atenção às pessoas para o nosso território”, acrescentou ainda o presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa.
Veja o direto NDC com Jorge Custódio:
Veja a apresentação da Pampilhosa da Serra na BTL:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE