Politécnico

ANAS promove Oficinas de Verão na ESAC

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-08-2014

A Associação Nacional de Animadores Sociais – ANAS, recém-fundada em Coimbra por profissionais deste domínio, tem como objetivo a representação profissional dos animadores sociais e de todo o seu trabalho enquanto técnicos de desenvolvimento local, promovendo a sua valorização e criando condições para que estes convertam o seu conhecimento em valor social. Com esta visão, a ANAS procura responder a necessidades já identificadas nos mais diversos contextos sociais, comunitários e educativos, privilegiando a ação formativa como forma de intervenção e mediação.

PUBLICIDADE

Centrada nestes propósitos, a ANAS desenvolve a primeira atividade de 2014, instituindo um programa de Oficinas de Verão que visa constituir uma resposta de apoio aos encarregados de educação, que no período alargado de férias e sobretudo no mês de Agosto, sentem a habitual dificuldade em encontrar soluções de ocupação de tempos livres. As atividades têm lugar no Campus da Escola Superior Agrária de Coimbra, um espaço único na cidade coimbrã, com condições ímpares de conforto e segurança que permitem aos participantes o contacto permanente com a natureza, com os animais e com o contexto agrícola. Fruto de um acordo de parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra foi possível abrir ainda mais este espaço à comunidade, dando a conhecer as suas valências e potencialidades, reforçando assim o seu importante papel no desenvolvimento local.

As Oficinas de Verão funcionam desde 16 de junho até 12 de setembro e contam, até ao momento, com mais de duzentos e cinquenta participantes, muitos destes reinscritos, o que constitui para esta organização um elevado indicador de satisfação, superando as expectativas iniciais. Na mesma vertente, regista também com agrado a participação de grupos de crianças provenientes de diversos Centros Sociais, contribuindo desta forma para o reconhecimento da ANAS como parceiro relevante para a educação e intervenção comunitária. Existe ainda a possibilidade de desenhar programas específicos que respondam a solicitações concretas, como é o caso das crianças com necessidades educativas especiais. O valor dos serviços é muito convidativo atendendo a que inclui seguro de acidentes pessoais e refeições.

PUBLICIDADE

publicidade

A ANAS tem em preparação outras atividades de animação social para o período de Inverno, destinadas sobretudo a complementar o trabalho das instituições de apoio ao idoso. Tem ainda previsto o início de atividades formativas destinadas ao aperfeiçoamento profissional dos seus associados e a constituição de uma bolsa de formadores e animadores.

+ INFO: www.facebook.com/AnimadoresSociais ou http://anas.online.pt

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE