Cinema

Anaquim na abertura do CineEco 2021 em Seia. Veja o programa do festival de cimema

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-10-2021

É já este sábado que começa a 27ª edição do Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. O encontro está marcado na Casa Municipal da Cultura de Seia, a partir das 17h00.  

PUBLICIDADE

17h00 – Inauguração das Exposições

“O Lago Sagrado”

PUBLICIDADE

publicidade

9 out a 30 nov

Casa Municipal da Cultura de Seia _ Galerias

PUBLICIDADE

Mostra fotográfica que resulta do trabalho desenvolvido por Mário Lisboa (fotógrafo e produtor) no documentário “O Lago Sagrado – uma viagem por uma estrada profunda e gelada”, sobre o lago Baikal, um importante recurso natural envolto em mistério, crenças e riscos. Moldado pela ação do clima, em cada estação do ano é diferente, mas é no inverno que enfrenta uma das ameaças ao equilíbrio do seu ecossistema: o aquecimento global.
Esta dualidade entre um local extremamente frágil e sujeito a diversas ameaças, que coloca em risco uma das maiores reservas de água doce do mundo, levou o autor a percorrer em hovercraft cerca de 300 km em cima do gelo ao longo do lago Baikal com temperaturas entre -15ºC a -30ºC, captando as formações naturais do gelo, a transparência, a luz, a profundidade, as texturas, em suma registando esses locais remotos que preenchem o seu imaginário como viajante.
Este projeto fotográfico pretende expor a beleza natural do lago Baikal, e em simultâneo a fragilidade desse ecossistema, contribuindo para a tomada de consciência sobre as ameaças que aquele lugar enfrenta.

 

Exposição ReciclArte

9 out a 30 nov
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Foyer

Lixo para criar diversos objetos artísticos, combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos. Nesta primeira fase do projeto, foram envolvidos 120 alunos, que foram desafiados a reproduzir obras icónicas de alguns dos maiores pintores do século XX como Gustav Klimt, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein, René Magritte, Edvard Munch, Henri Matisse, António Palolo, Joan Miró, Salvador Dalí e os portugueses Amadeo Souza-Cardoso, Abel Manta e João Abel Manta (os dois últimos, naturais de Gouveia).

Nesta exposição, o público pode ver ao vivo os 14 quadros recriados a partir dos mais variados resíduos, recolhidos pelos alunos durante as sessões de trabalho. O recilARTE é um projeto no âmbito do Programa Parcerias Para o Impacto desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. Trata-se de uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social direcionada para a resolução de dois problemas sociais, a ausência de motivação e valorização da escola por parte dos adolescentes e a falta de uma cidadania ativa para a consciência social, em particular nas questões ligadas ao meio ambiente.

 

18h00 – Exibição do filme “Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”

Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

Com debate no final do documentário. Presenças da realizadora Carla Varanda e do produtor e fotógrafo, Mário Lisboa.

 

21h30 – Sessão de abertura CineEco

Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

Seguida do Concerto de abertura do CineEco com os Anaquim 

Com temas e letras atuais pautadas por ironia certeira, os ANAQUIM continuam o seu percurso acompanhando os tempos com otimismo. Fruto da escuta da obra de nomes como Fausto, Sérgio Godinho e Zeca Afonso misturam influências internacionais como a canção francesa, a música bluegrass e gipsy Jazz num resultado irreverente. Ao vivo garantem a qualidade, diversidade, boa disposição, interação e festa. O seu último álbum “O Quarto de Anaquim” lançado em 2018, originou o lançamento dos singles “Corta a Barba” e um dueto com Katia Guerreiro “O Fado fugiu de casa” em 2019. Em 2020, lançaram o vinil “Anaquim” de onde se retiraram os temas “As tuas palavras” e “Ele há gente para tudo”, este último tema da novela “A Serra” do canal SIC, filmada na serra da Estrela. A banda de Coimbra vai seguindo o seu caminho na música Portuguesa sempre em passo certo e divertido!

 

Catálogo Oficial CineEco – Consulte aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE