Coimbra

Anadia na Final concurso intermunicipal de leitura

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-05-2019

O Centro de Congressos de Aveiro, foi palco, no passado dia 4 de maio, da fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que apurou os vencedores dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e dois representantes (por ciclo de ensino) para a Final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, que se realiza, no próximo dia 25 de maio, em Braga.

PUBLICIDADE

Este concurso, promovido pela CIRA, pretende fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) ao Ensino Secundário, das redes pública e privada.

Em representação do Município de Anadia estiveram a prestar provas as alunas Laura Seabra, Sara Gonçalves e Constança Seabra do 1º, 2º e 3º CEB, respetivamente, alunas do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, e Maria José Torres, do Ensino Secundário, aluna da Escola Básica e Secundária de Anadia.

PUBLICIDADE

publicidade

Leonor Silva, Andreia Tavares, Ana Lúcia Duarte, Isabel Verdade, Filipa Matos, Matilde Oliveira e Matilde Silva, da Escola Básica e Secundária de Anadia, protagonizaram, ainda, um dos momentos culturais do certame, com uma interpretação (canto e dança) do tema “Rewrite the stars”, de James Arthur e Anne-Marie.

O júri desta fase final do CIL foi composto pelo escritor Gonçalo M. Tavares, Paulo Alexandre Pereira, professor na Universidade de Aveiro e pela atriz Claudia Stratmiller.

PUBLICIDADE

A fase final desta 6ª edição contou com a presença de 38 alunos, em representação dos estabelecimentos de ensino da região, os quais prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: “O convidador de pirilampos”, de Ondjaki (1º CEB), “Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello”, de Chris Grabenstein (2º CEB), “Que monstros fabricamos?”, de David Almond (3º CEB) e “As altas montanhas de Portugal”, de Yann Martel (Secundário).

Para a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, este concurso “orgulha” o Município e traduz “o excelente trabalho de cooperação” que tem sido desenvolvido entre os estabelecimentos de ensino e a Câmara Municipal, nomeadamente no âmbito da Rede de Bibliotecas de Anadia, bem como entre o Município de Anadia e as demais autarquias da CIRA, designadamente através da sua Rede de Bibliotecas Municipais, coordenada pelo Município de Anadia.

Promover o prazer de ler e estimular, nos jovens, o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura, durante o seu percurso escolar, é o lema deste concurso e um compromisso social ao qual o Município de Anadia se vinculou, desde a primeira hora, pois, pretende que os seus jovens recebam a melhor formação possível, ciente de que só assim se pode almejar contribuir para a construção de uma cidadania mais participada e consciente.

Raquel Oliveira, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (1º Ciclo), Mara Sousa, do Agrupamento de Pardilhó, Estarreja (2º Ciclo), Luísa Vilarinho, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, Ílhavo (3º Ciclo), e Eduardo Veiga, do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga (Secundário) foram os grandes vencedores da 6ª edição do CIL e que representarão a Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE