Região

Anadia: Museu do Vinho Bairrada mostra vida e obra de José Cid

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-04-2021

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, tem patente ao público, desde o passado dia 22 de abril, a exposição temporária “José Cid – Vida & Obra” dedicada ao cantor, compositor, instrumentista e produtor musical José Cid. Uma singela homenagem que o município presta a esta figura incontornável da música portuguesa que escolheu Anadia para residir. 

PUBLICIDADE

A sessão de abertura contou, para além do artista José Cid, que se fez acompanhar pela sua esposa Gabriela Carrascalão, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e restantes vereadores do executivo, do presidente do Turismo Centro Portugal e de alguns dos artistas que participaram na elaboração e execução de alguns dos trabalhos específicos para esta exposição. 

O presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, destacou o facto de José Cid ser uma referência transversal a várias gerações” e uma marca da Região Centro, tendo anunciado, em primeira mão, que o cantor vai ser uma das figuras homenageadas no Fórum “Vê Portugal”, iniciativa do Turismo Centro de Portugal, que se realizará, no mês de maio, nas Caldas da Rainha. 

PUBLICIDADE

O homenageado, José Cid, deixou um agradecimento público ao município pela iniciativa, tendo aproveitado para dar a conhecer e reviver alguns dos momentos vividos na sua juventudequando veio viver para Anadia, nomeadamente no Colégio Nacional.  

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, referiu que esta “é uma sentida homenagem que o município presta ao José Cid, cuja música jamais se esqueceráSaudou o ato do Turismo Centro de Portugal, na pessoa do seu presidente, em reconhecer o trabalho da longa carreira artística de José Cid, o que, no seu entender, demonstra a importância que este embaixador representa, não só para o concelho de Anadia, mas também para a região e para o país. 

PUBLICIDADE

publicidade

A edil anadiense desejou que, dentro de pouco tempo, possamos ter a oportunidade de estar numa praça cheia e de voltar àqueles momentos áureos de ter o José Cid connosco a cantar todas as suas obras. A todos os que participaram na organização deste “tributo”, Maria Teresa Cardoso deixou uma palavra de agradecimento e de grande apreço.  

A mostra, que ocupa todas as salas de exposição temporária deste espaço museológico, pretende dar a conhecer as várias facetas do artista, do homem surpreendente e irreverente, cuja carreira é um exemplo a seguir e que terá, certamente inspirado e influenciado outros artistas e não só. 

A exposição tem patente, praticamente toda a sua discografia a solo, bem como da sua participação no Quarteto 1111, no Green Windows e noutros projetos musicais em que participou. Paralelamente, pode também ser apreciada uma recolha de registos fotográficos da história musical e pessoal de José Cid. A mostra dá ainda a conhecer os vários troféus que conquistou, com especial destaque para o Grammy de “Excelência Musical”, atribuído pela Academia Latina de Gravação, assim como vários objetos e instrumentos ligados à produção musical. 

Numa das salas encontra-se patente ao público uma instalação, da autoria de um conjunto de prestigiados artistas plásticos, nomeadamente António Azenha, António Bessa, Diogo Landô, Dulce Martins, Gabriela Carrascalão, Leandro Machado, Lucas Ressurreição, Lúcia David, Pedro Figueiredo e Teresa Carneiro, com a curadoria de Gabriela Carrascalão e Nuno Sacramento, que aceitaram o desafio para apresentarem uma reinterpretação criativa do mítico álbum “10 mil anos depois, entre Vénus e Marte” que integrou a lista dos 100 melhores álbuns de rock progressivo de sempre a nível mundial, organizada pela revista norte-americana Billboard. 

Esta homenagem conta ainda com um conjunto de testemunhos de destacadas personalidades e individualidades do panorama artístico-cultural nacional que se associaram a esta iniciativa da autarquia anadiense. 

A mostra poderá ser visitada, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado e domingo, entre as 9h30 e as 13h00, até ao dia 30 de setembro. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE