Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Anadia investe dois milhões e meio em saúde, educação e requalificação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-04-2021

A Câmara Municipal de Anadia aprovou o lançamento do concurso público de três empreitadas nas áreas da saúde, educação e requalificação urbana e ambiental, num investimento camarário que ultrapassa os dois milhões e meio de euros. A autarquia vai levar a efeito a requalificação do Centro de Saúde de Anadia, a requalificação e ampliação da Escola do 1º Ciclo da Moita, e a requalificação ambiental e paisagística do Monte Crasto. A deliberação foi tomada, por unanimidade, esta segunda-feira, 12 de abril, em reunião de executivo municipal.

PUBLICIDADE

O Município avança, assim, com a requalificação e reestruturação do Centro de Saúde de Anadia, cuja empreitada, tem como base o valor de um milhão e trezentos mil euros, com um prazo de execução de dez meses. Pretende-se com esta intervenção melhorar as condições de funcionamento e de conforto deste equipamento de saúde, dotando-o de meios modernos e funcionais, permitindo assim um acesso aos cuidados primários de saúde com maior qualidade. O projeto vai permitir sanar algumas patologias de construção, bem como o ajustamento da organização interna, adaptando os espaços às novas exigências.  Desta forma pretende-se que esta infraestrutura possa ter condições para acolher a criação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar, bem como de um Gabinete de Estomatologia. As zonas exteriores também serão alvo de intervenção, permitindo organizar a circulação, o estacionamento e a iluminação pública.

O executivo municipal, liderado por Maria Teresa Cardoso, aprovou também o lançamento da empreitada de requalificação e ampliação da Escola do 1º Ciclo da Moita, com um investimento que ronda o meio milhão de euros e um prazo de execução de 12 meses. O projeto prevê a requalificação e remodelação do edifício principal, e a criação de um edifício complementar de modo a dar cumprimento ao programa funcional, segundo a legislação em vigor. A intervenção irá permitir a criação de espaços de ensino, sociais e de apoio.

PUBLICIDADE

publicidade

A zona do Monte Crasto, no centro da cidade de Anadia, vai ser alvo de requalificação ambiental e paisagística, num investimento na ordem dos 700 mil euros, com um prazo de execução de oito meses. O objetivo é transformar aquela zona num espaço verde urbano, dotado de sinalética, trilhos e circuitos de manutenção, miradouro com vista panorâmica sobre a cidade e a zona serrana, zonas de lazer e de merendas, em sintonia com a valorização, conservação e preservação do património natural e histórico. Esta intervenção surge em linha de complementaridade com outras obras de requalificação urbana já levadas a cabo por esta autarquia, nomeadamente as requalificações da Rua Júlio Maia, da Rua Justino Sampaio Alegre e o Parque Urbano de Anadia. Todos estes investimentos integrados no Plano das Áreas de Reabilitação Urbana de Anadia.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, a oportunidade do lançamento destas empreitadas tem em conta também a oportunidade aberta pelos Fundos Comunitários que “permitirá ao Município submeter candidaturas a eixos e medidas que aceitam estas áreas de intervenção, possibilitando alcançar a comparticipação financeira para a sua intervenção, aliviando assim o encargo financeiro à Câmara Municipal”.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com