Primeira Página

Anadia inaugura Espaço Empresa na Curia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-06-2021

O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, inaugurou no passado dia 9 de junho, o “Espaço Empresa”, no Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia. Segundo a Câmara de Anadia trata-se de um serviço destinado a apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre o Estado e as empresas.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o Município de Anadia prestou uma homenagem às 11 empresas do concelho que foram galardoadas com o estatuto de “PME Excelência 2020”, atribuído pelo IAPMEI.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou “a importância das empresas e dos empresários, fundamentais para o progresso local”. “Apoiá-los faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento económico e sustentável do concelho”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

Deu a conhecer os apoios e incentivos que o Município de Anadia tem vindo a promover, junto do setor empresarial, designadamente o programa “Invest em Anadia”, que tem assumido “um papel ativo no apoio às empresas, no reforço da captação de investimentos e também na promoção do empreendedorismo”, considerando que “este programa foi criado para atrair e qualificar jovens empreendedores, preservar e reforçar a indústria, valorizar o potencial humano, maximizar a ocupação dos parques empresariais e reforçar a competitividade”.

Maria Teresa Cardoso sublinhou a “mais valia” do Espaço Empresa, agora inaugurado, para os empresários do concelho, na medida em que “vai minimizar o esforço no acesso a informação e na interação com a administração pública central e local”, realçando a “proximidade” e o “atendimento personalizado” como os seus principais “pontos fortes”.

PUBLICIDADE

Contudo, na opinião da autarca anadiense, este novo espaço, apesar de ser uma “boa notícia”, não resolve “uma das suas maiores dificuldades: a questão das acessibilidades, tão importante quer para receber matéria-prima, quer para escoar produtos”. Reiterou, uma vez mais, “a necessidade, urgente, da criação de um nó de acesso à autoestrada A1, capaz de servir não só o concelho de Anadia, mas também os municípios vizinhos”. A edil apelou ao Secretário de Estado para que interceda, junto do Governo, para que “o nosso apelo não seja esquecido”.

Relativamente à homenagem às empresas PME Excelência 2020, a autarca sublinhou que “o sucesso e as conquistas dos empresários do concelho, num ano tão atípico e difícil, são um orgulho para o Município de Anadia”, daí que, no seu entender, seja “perfeitamente justo e merecido reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido e agradecer o esforço, a dedicação e o sacrifício dos empresários e, consequentemente, dos seus trabalhadores”.

O secretário de Estado Adjunto e da Economia realçou a proximidade e os laços de confiança que este novo espaço vem criar para os agentes económicos locais. “A abertura do ‘Espaço Empresa’ representa um incentivo de proximidade em relação ao setor empresarial e a importância de estabelecer relações de confiança entre os serviços do Estado e as necessidades, ambições e problemas dos empresários já estabelecidos e dos que pretendem criar novos projetos”, adiantou.

O responsável governamental realçou a importância da homenagem do município às empresas, sublinhando que “é o reconhecimento daquilo que é a capacidade das empresas localizadas no concelho”, acrescentando que “são um exemplo daquilo que é a capacidade que o país tem para oferecer, em termos de soluções, aos mercados interno e externo”.

O “Espaço Empresa” é uma parceria do Município de Anadia com o IAPMEI, em articulação com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) que inclui a disponibilização de serviços às empresas através de três canais: presencial (de proximidade), eletrónico e telefónico. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no Curia Tecnoparque.

Ainda no âmbito da visita do Secretário de Estado ao concelho de Anadia, o membro do Governo realizou um périplo por algumas das empresas de referência do concelho, designadamente a A.J. Maias, Epedal e Nexxpro, onde pôde “in loco” tomar conhecimento do seu funcionamento, bem como das necessidades com que os empresários se debatem no seu quotidiano nestes tempos atípicos.

As empresas distiguidas foram: AJ Maias, Bairrimoldes, Candigrés, Cobel, Jofebar, Lusitana Face, Marques Associados Digital, Padaria Irmãos Lincho, Policarpo Ferreira da Silva, Vidrologic e .Vidromax

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE