Primeira Página

Anadia inaugura Espaço Empresa na Curia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-06-2021

O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, inaugurou no passado dia 9 de junho, o “Espaço Empresa”, no Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia. Segundo a Câmara de Anadia trata-se de um serviço destinado a apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre o Estado e as empresas.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o Município de Anadia prestou uma homenagem às 11 empresas do concelho que foram galardoadas com o estatuto de “PME Excelência 2020”, atribuído pelo IAPMEI.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou “a importância das empresas e dos empresários, fundamentais para o progresso local”. “Apoiá-los faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento económico e sustentável do concelho”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Deu a conhecer os apoios e incentivos que o Município de Anadia tem vindo a promover, junto do setor empresarial, designadamente o programa “Invest em Anadia”, que tem assumido “um papel ativo no apoio às empresas, no reforço da captação de investimentos e também na promoção do empreendedorismo”, considerando que “este programa foi criado para atrair e qualificar jovens empreendedores, preservar e reforçar a indústria, valorizar o potencial humano, maximizar a ocupação dos parques empresariais e reforçar a competitividade”.

PUBLICIDADE

Maria Teresa Cardoso sublinhou a “mais valia” do Espaço Empresa, agora inaugurado, para os empresários do concelho, na medida em que “vai minimizar o esforço no acesso a informação e na interação com a administração pública central e local”, realçando a “proximidade” e o “atendimento personalizado” como os seus principais “pontos fortes”.

Contudo, na opinião da autarca anadiense, este novo espaço, apesar de ser uma “boa notícia”, não resolve “uma das suas maiores dificuldades: a questão das acessibilidades, tão importante quer para receber matéria-prima, quer para escoar produtos”. Reiterou, uma vez mais, “a necessidade, urgente, da criação de um nó de acesso à autoestrada A1, capaz de servir não só o concelho de Anadia, mas também os municípios vizinhos”. A edil apelou ao Secretário de Estado para que interceda, junto do Governo, para que “o nosso apelo não seja esquecido”.

Relativamente à homenagem às empresas PME Excelência 2020, a autarca sublinhou que “o sucesso e as conquistas dos empresários do concelho, num ano tão atípico e difícil, são um orgulho para o Município de Anadia”, daí que, no seu entender, seja “perfeitamente justo e merecido reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido e agradecer o esforço, a dedicação e o sacrifício dos empresários e, consequentemente, dos seus trabalhadores”.

O secretário de Estado Adjunto e da Economia realçou a proximidade e os laços de confiança que este novo espaço vem criar para os agentes económicos locais. “A abertura do ‘Espaço Empresa’ representa um incentivo de proximidade em relação ao setor empresarial e a importância de estabelecer relações de confiança entre os serviços do Estado e as necessidades, ambições e problemas dos empresários já estabelecidos e dos que pretendem criar novos projetos”, adiantou.

O responsável governamental realçou a importância da homenagem do município às empresas, sublinhando que “é o reconhecimento daquilo que é a capacidade das empresas localizadas no concelho”, acrescentando que “são um exemplo daquilo que é a capacidade que o país tem para oferecer, em termos de soluções, aos mercados interno e externo”.

O “Espaço Empresa” é uma parceria do Município de Anadia com o IAPMEI, em articulação com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) que inclui a disponibilização de serviços às empresas através de três canais: presencial (de proximidade), eletrónico e telefónico. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no Curia Tecnoparque.

Ainda no âmbito da visita do Secretário de Estado ao concelho de Anadia, o membro do Governo realizou um périplo por algumas das empresas de referência do concelho, designadamente a A.J. Maias, Epedal e Nexxpro, onde pôde “in loco” tomar conhecimento do seu funcionamento, bem como das necessidades com que os empresários se debatem no seu quotidiano nestes tempos atípicos.

As empresas distiguidas foram: AJ Maias, Bairrimoldes, Candigrés, Cobel, Jofebar, Lusitana Face, Marques Associados Digital, Padaria Irmãos Lincho, Policarpo Ferreira da Silva, Vidrologic e .Vidromax

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE