Coimbra

Ana Maria Bandeira faz apresentação inédita sobre D. Francisco de Lemos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-06-2018

“D. Francisco de Lemos: os laços familiares e os testemunhos da sua correspondência particular” é o título de uma apresentação, inédita, que Ana Maria Bandeira, arquivista da Universidade de Coimbra, assegura, no próximo sábado, dia 30, pelas 15.30 horas, no Museu Nacional de Machado de Castro, na Sala de Exposições Temporárias, em iniciativa promovida pela Liga de Amigos do MNMC.

PUBLICIDADE

Como detalha a especialista, foi identificada a correspondência familiar recebida por D. Francisco de Lemos, nomeadamente as cartas de sua Mãe, suas irmãs, seus sobrinhos e, muito particularmente, as de seu irmão João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho. A leitura atenta destas últimas, publicadas no BAUC vol. 30-2017, permite conhecer a intimidade familiar e a forma como os assuntos públicos e privados são abordados.

PUBLICIDADE

publicidade

Nestas 49 cartas que foram transcritas estão espelhados os mais diversos assuntos: as obras pombalinas da Universidade, a vinda de familiares brasileiros para estudar em Coimbra, as intrigas palacianas na Corte, a aquisição de propriedades particulares em Pereira e Formoselha, a administração de bens em Condeixa, a contratação de professores para a Universidade, a vida monástica das suas irmãs.

Uma oportunidade única, pois, para tomarmos conhecimento de aspetos concretos, outros, por certo muito curiosos, da vida dessa personalidade, relevantíssima para nossa cidade e região – o município de Condeixa empresta à iniciativa um seu retrato a óleo – que foi D. Manuel de Lemos, Bispo-Conde e Reitor reformador da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Ana Maria de Araújo Leitão Bandeira, Técnica Superior de Arquivo no Arquivo da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido importantes trabalhos no âmbito do tratamento documental, designadamente do fundo da UC; teve a seu cargo a elaboração de exposições temáticas e respetivos catálogos; dedica-se à pesquisa na área da história do fabrico do papel; exerceu, também, a docência no âmbito da formação de Técnicos Profissionais de Arquivo; e coordenou estudos arquivísticos, nomeadamente de inventariação de fundos de registos paroquiais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE