Região

Ana Filomena Amaral apresenta “O Cassador de Muros” em Basileia

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 05-11-2023

A romancista e historiadora Ana Filomena Amaral foi convidada pela Universidade de Basileia, na Suíça, para falar no dia 9 de novembro sobre o seu romance “O Cassador de Muros”, tão atrozmente atual, no âmbito das comemorações dos 34 anos da queda do Muro de Berlim.

PUBLICIDADE

Romancista, historiadora e tradutora, Ana Filomena Amaral é natural de Avintes, Vila Nova de Gaia, e reside na Lousã. A nível superior, é mestre em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o curso de pós-graduação em Ciências Documentais/Biblioteconomia e uma larga experiência como intérprete e tradutora de várias línguas europeias, mantendo particular contacto com a língua alemã. 

Este simpósio, que decorrerá na Universidade de Basileia, de 9 a 10 de novembro, visa promover um diálogo aberto e exploratório entre especialistas dos estudos urbanos e literários e oferece uma plataforma única para a apresentação de trabalhos de pesquisa, workshops e discussões interativas.

PUBLICIDADE

No dia 9, quinta-feira, pelas 18:15, terá lugar uma conversa com Ana Filomena Amaral, autora de uma dezena de romances, muitos já traduzidos em várias línguas, como a sua trilogia de ficção ambiental “Mãe Nossa”, que irá dissertar sobre o seu romance de 2014, “O Cassador de Muros”, traduzido para inglês em 2019, com o título “Chasing Walls”.

No dia 10, são realizadas duas palestras, a primeira com Dominic Davies, um estudioso literário que trabalha com a imaginação e violência infraestrutural, na City, Universidade de Londres.

PUBLICIDADE

publicidade

A segunda com Catalina Ortiz, professora associada da University College London, uma urbanista cujo trabalho incide sobre a imaginação espacial radical na encruzilhada da informalidade, do património urbano e da aprendizagem urbana.

Andrea Midvighi, doutoranda em Estudos Urbanísticos, e Tamara Dima Imboden, doutoranda em Estudos Literários, na mais antiga universidade da Suíça, fundada em 1460, são os responsáveis pelo Simpósio Interdisciplinar: Imaginários Descoloniais nos Estudos Literários e Urbanos, com enfoque em representações da cidade na ficção urbana.

Embora o simpósio seja direcionado principalmente a académicos de Estudos Urbanos e Literários, irão participar também docentes, investigadores e alunos de outros departamentos da Universidade de Basileia, além de convidados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE