Coimbra

Ana Abrunhosa: “Nós vamos recordar a este governo que tem promessas por cumprir”

António Alves | 24 minutos atrás em 04-11-2025

A nova presidente da câmara de Coimbra mostrou-se preocupada com a forma como o atual Governo está a tratar o concelho.

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, a autarca recordou que “politicamente, o nosso governo deve muitas atenções e está muito em falta com Coimbra”. A nova maternidade, cuja verba de 45 milhões de euros saiu do Orçamento de Estado de 2025 para 2026, e o Palácio da Justiça são dois dos exemplos dados.

A estes projetos junta a Alta Velocidade. “Foi anunciado que o concurso ia ser lançado em maio, estamos em novembro, o que é que aconteceu ao concurso da alta velocidade”, questionou.

PUBLICIDADE

E fez questão de frisar: “nós queremos a alta velocidade a passar por Coimbra B, que fique bem claro, não era só uma vontade do anterior autarca José Manuel Silva, é uma vontade da atual autarca, que a Alta Velocidade passe porque hoje chamamos Coimbra B e portanto estamos a aguardar o concurso da Alta Velocidade que contemple a estação de Coimbra e que crie uma nova centralidade”.

O Itinerário Principal (IP) 3 também fará parte das preocupações da autarca. Segundo Ana Abrunhosa, “há uma parte do IP 3 que nem sabemos ainda que projeto é que vai ser feito, bem como o prolongamento da A 13 para ir ao encontro do IP 3”.

“Eu lembro aos senhores governantes a quantidade de pessoas que morrem todos os meses no IP 3 e pergunto se se o valor dessas vidas não é muito superior ao investimento que sabemos que é elevado, mas que temos que fazer para ter uma autoestrada que já devia existir”, disse.

Veja o Direto NDC com Ana Abrunhosa

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE