Política

Ana Abrunhosa diz que abertura do troço do Metrobus em Coimbra foi “medida eleitoralista”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 02-10-2025

Ana Abrunhosa acusa troço do MetroBus em Coimbra de ser “medida eleitoralista” e defende prioridade para o suburbano.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a candidata à Câmara Municipal de Coimbra pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), Ana Abrunhosa, criticou a abertura do troço urbano do Metrobus, considerando que se tratou de uma “medida eleitoralista”.

Durante uma visita teste ao sistema, Ana Abrunhosa afirmou que o projeto “saúda o facto de o metro ser uma realidade”, mas lamentou que o troço suburbano — que liga a Lousã e Miranda — não tenha sido colocado em funcionamento primeiro. “Eu jamais teria aberto um troço urbano enquanto o troço suburbano não estivesse aberto. Enquanto Presidente da Câmara, a prioridade devia ter sido o troço suburbano. É uma medida eleitoralista, ponto final”, afirmou.

PUBLICIDADE

A candidata criticou ainda a gestão da obra em Coimbra, apontando falhas na coordenação e transtornos desnecessários à população: “Tivemos várias ruas fechadas durante meses sem qualquer trabalho. A gestão da obra poderia ter sido melhor e pensado em soluções para diminuir os transtornos às pessoas, como transporte para as crianças nas escolas”.

Ana Abrunhosa destacou também a responsabilidade da Câmara na supervisão da obra e a pressão exercida pelo acionista maioritário da MetroMondego — o Governo — para antecipar a abertura do troço urbano: “Não vale a pena culpar a MetroMondego. O acionista maioritário manda, e o Governo pressionou. Só não vê quem não quer”.

A candidata realçou ainda que, naquilo que funcionou bem, o atual presidente da Câmara “se apropriou do trabalho extraordinário dos trabalhadores da MetroMondego”, enquanto, nos problemas, se isentou de responsabilidades.

Por fim, Ana Abrunhosa sublinhou a necessidade de uma visão integrada de transportes na região: “Nós somos uma região e devemos ser uma região unida. Quanto mais fortes e melhor servidos estiverem os concelhos vizinhos, melhor estará Coimbra, porque menos carros entram e todos beneficiam com bons serviços públicos”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE