Política

Ana Abrunhosa admite cheias centenárias em Coimbra. Inundação total das partes baixas da cidade

Notícias de Coimbra | 46 minutos atrás em 12-02-2026

Ana Abrunhosa admitiu esta noite a possibilidade de “uma cheia centenária” em Coimbra.

A presidente explica que a “a barragem da Aguieira irá passar a debitar o que recebe” e que no Açude Ponte a linha vermelha dos 2000 metros cúbicos já foi atingida, existindo a probabilidade que se atinja 2500 a 3000 metros cúbicos.

Segundo a autarca isto significa que “a água começa a recuar e passamos a ter problemas na Casa do Sal, na estação de Coimbra, na Baixa, e em Santa Clara”.

PUBLICIDADE

A autarca refere ainda que, a partir do momento em que o rio está cheio, as ribeiras começam a subir e, portanto, há “um problema não só do rio Mondego, mas também das nossas ribeiras”

As zonas que mais preocupam são: Toda a zona baixa da cidade, zona ribeirinha de Torres do Mondego, zona ribeirinha do Ceira, Conraria, Vendas do Ceira, Portela do Mondego, Quinta da Portela, Santa Clara, Baixa de Coimbra, a Ribeira de Coselhas, a Ribeira de Eiras, a Ribeira dos Fornos, a Ribeira dos Covões e a Ribeira dos Casais.

A autarca admite ainda a possibilidade de mais ruturas no dique e explica que a prioridade esta noite é retirar “pessoas doentes e acamadas”.