Coimbra

Amílcar Falcão tomou posse como presidente da SEDES em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-06-2021

O presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, Álvaro Beleza, deu hoje posse aos membros do Conselho Coordenador do distrito de Coimbra , presidido por Amílcar Falcão, numa cerimónia que decorreu na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

PUBLICIDADE

A direção da Sedes em Coimbra é assim composta pelo presidente Amílcar Falcão, Pedro Costa e Margarida Mano (vice-presidentes), Rui Moreira Claro (secretário geral), José Mário Martins, Manuel Ferreira Ramos e António Donato.

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, referiu na sua tomada de posse que “a zona do centro do país tem as suas próprias competências, mas também tem os seus problemas, somos uma zona com baixa densidade populacional, onde vemos muitos jovens aqui formados a migrar para o Porto ou Lisboa, a zona interior é a mais envelhecida do país, e portanto há desafios na região Centro que a SEDES Coimbra em equipa tem de procurar resolver e dar assim um contributo para a SEDES nacional”.

PUBLICIDADE

“A SEDES foi criada há 50 anos, por um conjunto de distintos portugueses da sociedade civil que queriam um Portugal democrático em 1970, uma democracia social onde ninguém ficasse para trás e nessa altura foi preciso muita coragem para assumir essas posições”, esclarece Álvaro Beleza, presidente da SEDES, diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria, com diversos cargos na Ordem dos Médicos, e militante do Partido Socialista.

Para celebrar os 50 anos, a SEDES pretende organizar um congresso,o quinto,  para apresentar uma visão estratégica para a próxima década. Um congresso que decorre em Coimbra em novembro com a duração de três dias sobre os temas da Educação e Justiça, “muito ligados a Coimbra, à sua Universidade e à cultura académica de Coimbra”, acrescenta Álvaro Beleza. O congresso decorre ainda em Lisboa e no Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

A cerimónia contou com a presença de Maria de Belém, Luís Filipe Pereira e Adalberto Campos Fernandes, antigos ministros da Saúde. 

O momento contou com a atuação da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

O projeto SEDES pretende ser uma proposta de democratização política, de liberalização dos mecanismos de informação e de associação, permitindo que as diversas forças sociais formulem e construam as soluções para um desenvolvimento consistente político e socialmente mais justo, como refere a página online do projeto.

Veja aqui o direto NDC da apresentação

 

Veja aqui o direto NDC da tomada de posse de Amílcar Falcão

 

Veja aqui o direto NDC da Secção de Fado

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE