Primeira Página

Amigas transformam cera e argila em arte no Mercado de Natal de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 36 minutos atrás em 21-12-2025

O mercado de Natal de Cantanhede está repleto de talento e criatividade, e entre as bancas, destacam-se as peças artesanais de Cristiana e Diana.

PUBLICIDADE

publicidade

Cristiana, que começou a trabalhar com argila há cerca de quatro anos, revela que a sua paixão pelas artes criativas começou desde jovem.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sempre gostei muito de trabalhos manuais, e há cerca de quatro anos comecei a trabalhar com argila. A aprendizagem foi maioritariamente autodidata, através de vídeos e muito instinto”, partilha Cristiana, que no durante o direto para o Notícias de Coimbra encontra-se a produzir um jogo do galo em argila, uma encomenda especial para o Natal.

“Fui aprendendo com os erros e sempre a melhorar. Claro que há peças que não saem como idealizamos, mas a satisfação de ver o trabalho final compensa tudo”, acrescenta.

Diana Ferreira, amiga de infância de Cristina, decidiu juntar-se ao projeto e apostar na arte das velas aromáticas.

“Comecei com a minha mãe a fazer velas, e quando a Cris se interessou pela ideia, aceitei de imediato. Estamos juntas neste projeto, e hoje, além de criar velas, também ensinamos e partilhamos a nossa experiência nas redes sociais”, diz Diana.

As velas, feitas com cera 100% de soja e aromas delicados, estão a fazer sucesso no mercado de Natal, com formas inovadoras como renas, árvores de Natal e Pai Natal.

As duas amigas, que têm partilhado o seu trabalho em conjunto na página de Instagram “Lumi.artshop”, oferecem também workshops e vídeos tutoriais, onde ensinam a trabalhar com argila e a criar velas personalizadas para ocasiões especiais.

Este mercado de Natal de Cantanhede tem sido uma excelente oportunidade para as duas empreendedoras mostrarem as suas criações e partilharem com o público o que fazem de melhor.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE